A Junta de Serviço Militar de Jacareí iniciou o processo de alistamento militar para jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2024. O alistamento pode ser feito de forma online ou presencial até 30 de junho.
Para o jovem que optar em realizar o alistamento online deve acessar o site www.alistamento.eb.mil.br.
Já o alistamento presencial é feito na sede da Junta de Serviço Militar, localizado na Rua Nenê Namura Abib, 156, Residencial São Paulo. Informações: (12) 3956-8256.
De acordo com o secretário da Junta de Serviço Militar de Jacareí, Alex Alfredo de Fragas, os homens que não fazem o alistamento ficam impedidos de tirar passaporte, solicitar título de eleitor, entrar no serviço público ou se matricular em instituições de ensino. Além disso, é necessário pagar a multa prevista na legislação e só será permitido comparecer à seleção no ano seguinte. “O Serviço Militar, além de capacitar para as Forças Armadas, é instrumento de afirmação da unidade nacional”, reforça o secretário.
Multa fora do prazo
A partir de 1º de julho o jovem que perdeu o prazo acima, é considerado “fora do prazo”, e só poderá fazer seu alistamento na modalidade presencial na Junta de Serviço Militar, devendo pagar a multa correspondente, por estar em débito com o Serviço Militar.
Os jovens que se alistarem até 30 de junho de 2024, passarão pela Seleção Geral, ainda no corrente ano. Já os que se alistarem a partir de 1º de julho de 2024, ficarão vinculados a classe de 2007 e serão encaminhados à Seleção Geral, apenas no ano de 2025.
Os cidadãos de classes anteriores a 2006, que ainda não fizeram seu alistamento militar, devem comparecer a uma JSM para regularizar a sua situação militar, para estarem em dia com o Serviço Militar. Nascidos até 1978 estão desobrigados com o Serviço Militar, e, portanto, não necessitam realizar o alistamento militar.