A Prefeitura de Ilhabela realizou, na última quinta-feira (18), Audiência Pública para apresentar o Plano de Contingência Municipal da Defesa Civil.
O evento contou com a presença dos representantes da Defesa Civil, autoridades municipais e sociedade civil organizada no Auditório do Paço Municipal.
O Plano de Contingência tem como intuito estabelecer ações de proteção estruturadas para serem executadas de forma rápida, em situações emergenciais, e deve ser atualizado sempre que houver alterações tanto nos métodos operacionais quanto nos efetivos.
O prefeito Toninho Colucci destacou os investimentos realizados para minimizar os possíveis impactos naturais que podem ocorrer na cidade.
“Se enfrentamos diversas situações com mais tranquilidade é porque tomamos medidas preventivas, como a construção de galerias, obras de drenagens, limpeza de córregos, compra de equipamentos e ampliação das equipes. Esse é um trabalho que exige compromisso e claro, contamos com a participação da população”.
O diretor da Defesa Civil de Ilhabela, subtenente Paulo Rodrigues, foi responsável por acompanhar todo o planejamento da proposta apresentada no Plano de Contingência.
“Agradeço a toda equipe da Defesa Civil que esteve sempre empenhada na elaboração da proposta do Plano de Contingência e agradeço à sociedade civil que é tão importante nesse processo.
Esse plano já funciona na prática, mas será ainda melhor. Nos colocamos à disposição em caso de dúvidas”, destacou.
O plano também prevê o estabelecimento e capacitação de um grupo de voluntários que residem ou frequentem áreas de risco para que sejam referências, porta-vozes e responsáveis por instruir a população.
Eduardo de Andrade, especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística – SEMIL, fez parte da mesa diretiva.
“Quanto mais preparada, quanto mais infraestrutura e quanto mais informação essa população tiver para ocupar aquele local de forma segura, nós garantimos que esse risco vai estar mitigado por natureza.
É um trabalho constante, de formiguinha, então fico feliz em ver os representantes de algumas comunidades interessados na questão do Plano de Contingência”, finalizou.
O secretário de Mobilidade e Segurança, Cristobal Parraga, também fez parte da mesa diretiva na apresentação do plano.
Após as explanações técnicas acerca do Plano de Contingência, foi aberto o momento para a manifestação do público. As sugestões da população seguem abertas e podem ser encaminhadas ao e-mail [email protected] até o dia 5 de fevereiro.
O Plano de Contingência pode ser consultado na íntegra no site da Prefeitura, no link http://tinyurl.com/mpauh4az.