publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Defesa Civil implanta núcleos de proteção em áreas de risco de SJC

A reunião entre técnicos e líderes das comunidades é o primeiro passo do projeto

A reunião entre técnicos e líderes das comunidades é o primeiro passo do projeto. (Foto: PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos continua a investir em ações preventivas. Nesta quarta-feira (24), às 19h, haverá uma reunião no Buquirinha II, na região norte, para criar o 12º núcleo de proteção da Defesa Civil (Nupdec).

Os demais grupos funcionam em quatro regiões do município. São seis na norte (Taquari, Recreio Boa Vista, Águas de Canindu, Chácara Oliveira, Freitas e São Francisco Xavier), três na sul (Rio Comprido, Vila Nair e Limoeiro), um na leste (Vista Verde) e o outro na sudeste (Cambuí).

Cada unidade é formada por voluntários das comunidades com o objetivo de prevenir e reduzir a ocorrência de desastres. O trabalho é feito em sintonia com a base da Defesa Civil, que oferece capacitação aos moradores para que tenham condições de reconhecer sinais que indiquem situações de perigo.

Estações
O núcleo do Rio Comprido foi o primeiro a receber uma estação meteorológica. O equipamento vai auxiliar no monitoramento de ventania e quantidade de chuva na região.

Com a instalação de mais 34 estações meteorológicas e sirenes nas áreas de risco, a Defesa Civil vai promover novas reuniões nas comunidades para treinar as pessoas sobre as ações que devem ser tomadas quando soar o alarme. Esses equipamentos serão conectados com o CSI (Centro de Segurança e Tecnologia) e uma rede de comunicação com mensagens de alerta via SMS.

A Defesa Civil conta com técnicos treinados para agir em casos de inundações, soterramentos, quedas de barreira, desabamentos e queimadas. A estrutura é mantida pela Prefeitura, com compartilhamento de recursos de instituições, organizações e empresas.

Botão Voltar ao topo