O Núcleo Improvisação em Contato realiza em Caraguatatuba, de 7 a 11 de fevereiro, o 10º Encontro Internacional de Contato Improvisação, um imersivo de atividades voltado para o estudo e técnicas somáticas na dança.
Com apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), o grupo realiza a edição no Polo Cultural Centro.
Com cursos intensivos de diferentes professoras, Jams, Noite de Performances o encontro propõe a potência e complexidade de investigar a improvisação em dança como modo de somar conhecimentos do movimento com ou sem toque.
Nesta edição, o grupo recebe as professoras Clara Gouvêa (BRA), Javiera Sanhuez (CHI) e Sandra Bitar (BRA) para aulas.
Para bailarinos interessados saber mais sobre o encontro, como participar, acesse este link:
https://tr.ee/1uEIhTKoeG
Para quem deseja conhecer um pouco mais sobre as técnicas de improvisação, haverá apresentações e práticas abertas e gratuitas, performances e Jam.
Confira a programação:
Quarta – 07/02
19h às 21h – Jam na Fundacc
Quinta – 08/02
19h às 21h – Jam na praia
Sexta – 09/02
19h às 21h – Noite de performances no Teatro Mario Covas
Sábado – 10/02
19h às 21h – Jam na Fundacc
Domingo – 11/02
15h às 18h – Jam na praia
Você sabe o que é JAM?
Essa forma de dança também tem influências do JAZZ (J.A.M. – Jazz After Midnight), sigla que tem sua origem da cultura do povo negro, referindo-se ao momento em que os músicos se encontravam para improvisar e treinar.
Precursores do Núcleo de Contato e Improvisação, inspirados nesse acontecimento, trazem para seu contexto a investigação do movimento como um espaço aberto e potente para que pessoas de diferentes experiências corporais se encontrem e investiguem seus corpos, podendo participar pessoas com pouca vivência em trabalhos corporais ou nenhuma.
É uma prática aberta e democrática em todos os sentidos, fortalecendo o ato de se encontrar e improvisar. Constitui então um espaço distinto da aula, do espetáculo, do baile ou do treinamento técnico, mas reunindo características desses diferentes dispositivos em um espaço-tempo amplo. Com o intuito de explorar as possibilidades de composição, criação e conexão, dentro de variadas técnicas corporais.