Desde a última segunda-feira (22), a Prefeitura de Ilhabela suspendeu temporariamente as obras no trecho inicial que concede acesso à região sul da ilha, localizado no bairro do Piúva.
Essa decisão visa otimizar o tráfego no local, devido aos feriados de São Paulo e Santos, celebrados nos dias 25 e 26, respectivamente, que deve atrair turistas para a cidade.
A obra, que anteriormente operava durante a madrugada, fica paralisada até o domingo (28). Além do impulso ao turismo, a interrupção também leva em consideração as persistentes chuvas, que têm impactado o andamento da construção nos últimos dias.
O prefeito Toninho Colucci destacou a temporariedade dos transtornos. “Quero pedir desculpas a todos que de alguma forma enfrentam esses transtornos.
As obras e percalços são temporários, o ganho para toda a sociedade é permanente”, disse.
A Prefeitura de Ilhabela faz o acompanhamento da intervenção, em paralelo às reivindicações dos moradores locais. Dispositivos “abafadores de som” serão disponibilizados aos meios de hospedagem e residentes próximos à obra.
As intervenções retornam na próxima segunda-feira (29), com alterações na rota viária na Avenida Brasil, a partir da meia-noite até às 5h da madrugada.
Durante a semana, haverá interdição total para veículos de grande porte, com desvios para veículos menores. A medida busca causar o mínimo impacto na população durante a retirada de material rochoso, que apresenta fissuras com risco iminente de queda, alertadas pela Defesa Civil e pelo Instituto Geológico.
Sobre a obra
O novo acesso da região sul contempla a readequação geométrica do traçado, melhorias no sistema viário e troca de pavimentação, incluindo a duplicação do início do trecho que leva à região sul, visando proporcionar um fluxo de tráfego mais fluído e seguro.
Com isso, espera-se reduzir o tempo de deslocamento e minimizar os congestionamentos, principalmente durante a temporada de verão, quando a cidade recebe um grande fluxo de visitantes.
O prefeito Toninho Colucci destaca a importância dessa iniciativa. “Nossa gestão tem o compromisso de promover uma melhoria efetiva na qualidade de vida dos cidadãos de Ilhabela.
O novo acesso à região sul é um exemplo concreto desses esforços, que trarão benefícios duradouros e significativos para toda a cidade”, afirmou.