Nesta quarta-feira, dia 24 de janeiro, a arquiteta da empresa contratada via licitação para a elaboração do projeto de restauração do casarão do Sítio do Picapau Amarelo, em Taubaté, realizou uma visita técnica no local, sede do Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato.
O secretário de Cultura e Economia Criativa, Fernando Paschoal, apontou as necessidades do casarão como algumas avarias que necessitam de restauro e as adequações e acessibilidade.
Os recursos são provenientes do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU), cujo um dos objetivos é a preservação e valorização do patrimônio histórico da cidade.
Por se tratar de significativo bem cultural material do município, além de ser relevante destino turístico, é de responsabilidade da Prefeitura a sua manutenção e conservação, bem como a realização de estudos e projetos especializados para intervenções de restauro quando necessário, visto que a última ocorreu em 1979.
Diante da atual situação em que se encontra o casarão, com diversas avarias, se faz necessária a elaboração de projeto arquitetônico de restauro e suas devidas aprovações nos órgãos de proteção para futura obra de restauro, visando interromper e reverter os processos de degradação da edificação, além das adequações necessárias referente a acessibilidade.
O contrato foi resultado da Tomada de Preços nº 0023/2023, no valor de R$ 130.074,35, com prazo de 180 dias para entrega do projeto a partir do início do serviço em 22 de janeiro de 2024.
O Sítio do Picapau Amarelo continua aberto à visitação, sendo necessária a interrupção do atendimento somente quando for realizar as obras de restauro e adequação do espaço, após a entrega, aprovações necessárias do projeto, captação dos recursos e abertura do processo licitatório da intervenção.