Educação recepciona educadores para início do ano letivo em Jacareí

Foi realizado o lançamento novo programa “Conectando ODS”

(Foto: Divulgação/PMJ)

Cerca de 2 mil educadores, entre professores, educadores das equipes gestoras, Agentes de Desenvolvimento Infantil (ADIs), técnicos e estagiários da Rede Municipal de Educação, participaram na última segunda-feira (05), no Teatro Ariano Suassuna (Complexo Educacional Paulo Freire), da abertura do ano letivo de 2024. As aulas municipais começam no próximo dia 15.

O evento mobilizou profissionais que atuam na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, e teve início com uma apresentação cultural de um vídeo e participação da contadora de histórias Nazarélelé.

A programação contou com o Lançamento Oficial do Programa em Rede deste ano – “Jacareí Cientificando ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) ” – que enfatiza o ODS 6 – Água Potável e Saneamento.

A temática articula uma ação mobilizadora das Unidades Escolares em seu território, destacando-se nessa ação, a cartografia hídrica. A apresentação do novo programa foi feita para o público presente, pela secretária de Educação Maria Thereza Ferreira Cyrino e pelo físico Wilson Namen.

A secretária aproveitou a oportunidade para falar de seu legado, como educadora. “Estes últimos oito anos nos remetem a muitas lembranças, e aos desejos de futuro, na área da Educação”, afirmou.

“Este ano será recheado de novidades”, destacou, ressaltando entre elas, o Programa de Formação de Robótica para professores, que atuam no ensino fundamental, e a parceria com a empresa Ardagh e o Sesi, proporcionando ações no ensino fundamental da rede.

Para finalizar a solenidade, aconteceu a apresentação da ação pedagógica “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”, instituído pelo Decreto nº 11.556, de 12 de junho de 2023, em regime de colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e municípios.

O Compromisso Nacional tem como objetivo garantir o direito que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do ensino fundamental, além da recomposição das aprendizagens, com foco no 3°, 4° e 5° ano, afetados pela pandemia.

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