Durante os meses de dezembro e janeiro, a Secretaria de Educação de Ubatuba (SME) preparou as 52 unidades escolares para o retorno das aulas que acontece nessa terça-feira, dia 6 de fevereiro.
As sedes receberam manutenção predial e zeladoria, que deixaram o ambiente mais limpo e convidativo para os mais de 13 mil alunos da Rede Municipal de Ensino.
Nesta segunda-feira, 5, as escolas realizam reuniões de boas-vidas e acolhimento a pais e responsáveis, que contarão com orientações importantes sobre o calendário, documentos e lista de material escolar.
Aula Inaugural
Na noite da última sexta-feira, 3, a SME reuniu professores e funcionários das escolas para a “aula inaugural”, que aconteceu no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto.
O evento contou com a palestra “Desperte seus potenciais humanos para sua prosperidade pessoal, profissional e financeira”, proferida pelo psicólogo clínico e organizacional, Mauro Rinaldi. Todo o conteúdo também foi transmitido pelo canal da Secretaria no Youtube.
A secretária da pasta, Márcia Fagundes, comentou sobre sua expectativa em relação ao ano letivo. “Espero que possamos fazer, verdadeiramente, Educação. Nossa missão é fazer Educação”, concluiu.
Atenção ao Trânsito
Devido à chegada e partida dos estudantes, a quantidade de veículos nas proximidades das escolas se intensifica e aumentam, também, registros de desrespeito à velocidade máxima permitida e estacionamento irregular nesses locais.
“Acompanhar os filhos até a escola é sempre importante, pois as crianças não conseguem avaliar os riscos no trânsito. Os pais devem orientá-las sobre o comportamento seguro desde pequenas”, destacou o responsável pelas iniciativas de Educação para o Trânsito no município, Vinícius Brito.
A Diretoria de Trânsito faz uma serie de recomendações que contribuem com a fluidez no trânsito e segurança dos estudantes:
-Estacione corretamente ao buscar ou deixar os estudantes na escola;
-Evite estacionar em fila dupla enquanto aguardam a saída dos estudantes;
-Atravesse na faixa de pedestres e segure a criança pelo pulso (pela mão, ela pode se soltar facilmente);
-Respeite a velocidade máxima nas imediações das escolas, que é de 30 km/h.
Fiscalização
A fiscalização nas proximidades das escolas acontece por meio de agentes de trânsito, guardas municipais e policiais militares.
Ações mais intensas em pontos específicos podem ser programadas com base em informações cedidas para a Diretoria de Trânsito, registradas pelo telefone (12) 3833-2402.
Além disso, o setor promove ações educativas para conscientizar pais e responsáveis sobre as condutas apropriadas ao levar ou buscar os estudantes.