publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Marinha debate Ciência, Tecnologia e Saúde em São Paulo

O encontro envolveu governo, indústria e universidade

O encontro visou prospectar parcerias. (Foto: 1SG AM Walney)

Uma comitiva da Marinha realizou uma visita às instalações do Grupo Fleury S.A., uma das maiores e mais respeitadas organizações de saúde do Brasil, com o propósito de prospectar parcerias com a área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Grupo, de maneira a aprimorar e articular a cooperação entre a Marinha do Brasil e a iniciativa privada, o que promoverá avanços significativos na área de saúde.

A equipe do Grupo Fleury explicou aos visitantes a organização, o funcionamento da empresa e suas contribuições no âmbito do sistema de saúde do Brasil. Além disso, foi realizada visita à sua área técnica, passando pelos setores de automação, cromatografia e genômica.

O Assessor de Ciência, Tecnologia e Inovação da DGDNTM, Vice-Almirante Alfredo Martins Muradas, agradeceu a receptividade e ressaltou a importância dessa visita, bem como a disposição em discutir novas possibilidades de cooperação com a MB em Ciência e Tecnologia.

“O Grupo possui uma renomada e reconhecida reputação pelas suas pesquisas na área de Saúde e acredita que as duas instituições juntas têm muito a colaborar nas áreas de interesse comum”, disse o Almirante Muradas.

Em relação às potencialidades de parceria entre a Marinha e o Fleury, cabe ressaltar que o Grupo possui um vasto conhecimento na prestação de serviços de apoio diagnóstico e de inovação tecnológica.

Para a Diretora Corporativa médica, Doutora Daniella Bahia, a sinergia resultante da colaboração entre os cientistas militares e civis tem potencial de acelerar a descoberta de novos biomarcadores, impulsionar o desenvolvimento de métodos diagnósticos mais eficientes e precoces, além de fornecer insights valiosos para a formulação de estratégias de prevenção de doenças.

“Essa parceria não só contribui com a consolidação do pioneirismo em ciência e tecnologia de ambas as instituições, mas também pode beneficiar diretamente as diferentes camadas da sociedade com a disponibilização de novos produtos diagnósticos”, explica a Diretora Daniella Bahia.

A comitiva teve a oportunidade de conhecer as instalações do Grupo Fleury. (Foto: 1SG AM Walney)

A parceria entre o Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) e o Grupo Fleury busca promover pesquisas sobre lesão muscular, rabdomiólise e lesão renal aguda em militares, atletas e indivíduos ativos. Isso inclui o desenvolvimento de métodos de diagnóstico baseados em proteômica, análise de amostras biológicas dos voluntários do estudo e revisão/tradução de artigos científicos para potencial publicação, além da contribuição intelectual de médicos e pesquisadores do referido Grupo.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Segundo a pesquisadora, Capitão-de-Corveta (S) Andreia Carneiro da Silva, a visita foi importante para a promoção e consolidação de uma parceria estratégica relacionada à lesão muscular/rabdomiólise/lesão renal aguda em militares, atletas e indivíduos ativos.

“A colaboração do Grupo Fleury no desenvolvimento de um projeto para a detecção rápida de rabdomiólise, tendo em vista o seu vasto conhecimento na prestação de serviços de apoio diagnóstico e a excelente gama de médicos e pesquisadores, tem o potencial de alavancar a própria pesquisa, de maneira a ajudar e melhorar significativamente o cuidado e o prognóstico para pacientes com essa condição, ao mesmo tempo que proporciona benefícios econômicos e estimula o avanço científico e tecnológico”, comenta a pesquisadora da Marinha.

A pesquisadora da Marinha apresentou seu projeto para a
detecção rápida de rabdomiólise. (Foto: 1SG AM Walney)

Fruto das ações conjuntas já em andamento entre os partícipes, pode-se destacar os resultados preliminares alcançados nas análises realizadas pelo Grupo Fleury, em um amplo corte amostral de alunos do Curso Especial de Comandos Anfíbios (C-Esp-ComAnf), que demonstraram a consistência e a habilidade da tecnologia empregada pela empresa em diferenciar militares saudáveis dos militares em complicações graves da rabdomiólise, além de promover celeridade e redução de custos para o projeto rabdomiólise.

Para o Gerente Sênior de Pesquisa e Desenvolvimento, Valdemir Melechco, a visita à sede do Grupo Fleury evidenciou uma notável complementaridade entre as instituições e um sólido alinhamento de propósitos, especialmente no que diz respeito ao foco no paciente.

“Identificamos uma significativa oportunidade para impactar positivamente a saúde na sociedade, tanto por meio do projeto em andamento quanto pelas perspectivas de expansão da parceria para outras Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) vinculadas à Marinha. Expressamos nosso otimismo em relação às possibilidades de pesquisa conjunta e à troca de know-how entre as instituições. Acreditamos que essas colaborações podem resultar em soluções inovadoras, contribuindo de maneira substancial para o avanço da medicina e o aprimoramento dos serviços de saúde”, ressalta o Gerente Melechco.

Fundado há 96 anos, o Grupo Fleury S.A. conta hoje com cerca de 23,3 mil funcionários e 4,6 mil médicos, detendo as melhores práticas ESG (correspondente às condutas ambientais, sociais e de governança) e contribuindo para a sustentabilidade do sistema de saúde nacional. O Fleury funciona como um ecossistema de saúde integrado e preventivo, que nasceu como um laboratório de análises clínicas e evoluiu para ofertas completas de medicina em suas unidades de atendimento e operações B2B (Business to Business), sendo capaz de oferecer uma das mais completas soluções em medicina diagnóstica no país, por meio da coordenação de cuidado centrado no indivíduo e capacidade de inovação e tecnologia.

Visitantes na sede administrativa do Grupo Fleury. (Foto: 1SG AM Walney)

A comitiva foi composta por representantes das seguintes Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICT) da MB: Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD) e Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN).

Botão Voltar ao topo