Professores especialistas das Salas de Recursos Multifuncionais e dos Núcleos de Apoio Psicopedagógicos, Psicólogas e Assistentes Sociais da Rede Municipal de Ensino de Pindamonhangaba participaram, no dia 16 de fevereiro, do Planejamento Formativo, realizado no Equoterapia Cavalgar – projeto que, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, atende 150 alunos da Rede Municipal de Ensino.
A equipe apresentou o projeto ao grupo e, posteriormente, os professores puderam participar de uma vivência, tendo contato direto com os cavalos utilizados como recurso terapêutico pelas crianças praticantes do projeto.
“Pudemos conhecer algumas das atividades trabalhadas, que visam atender as necessidades específicas da criança, sempre com enfoque lúdico e interativo, com o acompanhamento atento dos psicólogos, pedagogos, fisioterapeutas e equitadores.
Foi um dia de bastante aprendizado e conhecimento. Sem dúvida, um projeto valioso e eficaz para melhora de habilidades, da socialização, da condição física, cognitiva e psicológica dos atendidos”, avaliou a gestora regional Tayla Zarzur.
De acordo com a gestora regional, durante as oficinas foi demonstrada a excelência na elaboração das atividades, e como cada uma delas tem fundamentos sólidos tanto para o aprendizado escolar quanto para a aplicação prática no cotidiano das crianças.
A abordagem pedagógica aliada à interação com os cavalos cria um ambiente estimulante e favorável ao desenvolvimento integral das crianças atendidas.
“A vivência realizada foi incrível! Pudemos conhecer in loco as experiências, vivências e todo trabalho realizado para efetividade da melhora de vida de nossas crianças. Pudemos compreender de maneira encantadora o que é de fato a equoterapia, ampliar nosso olhar e nos certificar da importância deste atendimento para nossos pequenos”, disse a professora Tatiane Roberta da SRM da escola Arthur de Andrade.
“Ao longo da formação, pude perceber como a equipe da Cavalgar Equoterapia está comprometida em promover um ambiente inclusivo e acolhedor.
As práticas apresentadas destacaram-se pela sua relevância e adaptabilidade, visando o desenvolvimento global dos nossos alunos”, relata a professora Daniela Pastorelli da SRM CMEI José Ildefonso.