Localizada no Jardim Nova Flórida, região leste de São José dos Campos, a Shop do Porco recebeu nesta quinta-feira (22) o selo SIM (Serviço de Inspeção Municipal).
O selo da Prefeitura, iniciativa proposta no Plano de Gestão 2021-2024, visa tornar os produtos locais de origem animal mais atrativos para os consumidores e passou a ser um diferencial para os produtores.
A empresa registrou a produção artesanal de linguiças, torresmo e outros produtos cárneos, que já estampam o selo nos rótulos.
“É uma tradição familiar muito importante para nós”, conta a proprietária Juliana dos Santos. “O selo vem para agregar e consolidar nosso trabalho, passando segurança para os nossos clientes.”
Para que o momento fosse ainda mais especial, Juliana explica que escolheu inaugurar as atividades também nesta data, iniciando as vendas com o certificado desde o primeiro dia.
“É uma conquista muito grande! O atendimento da Prefeitura foi excelente, nos deram todo o suporte para estarmos aqui hoje começando essa jornada.”
Amparada por legislação atualizada com as novas diretrizes determinadas pelo Governo Federal, a certificação ficou mais completa e dá garantia de procedência e qualidade aos produtos comercializados, fortalecendo o empreendedor e a economia joseense, especialmente a cadeia produtiva da agropecuária.
Alcance nacional
A Prefeitura também vem se adequando para aderir ao SISBI-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal).
Com isto, os produtores registrados no SIM poderão solicitar adesão ao novo sistema, que permitirá a venda dos seus produtos em todo o Brasil.
O SISBI-POA integra o SUASA (Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária), que padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, visando garantir a inocuidade e segurança alimentar.
Como requerer o SIM
Podem requerer o SIM produtores rurais e urbanos juridicamente constituídos que produzem e vendem produtos como ovo, mel, peixe, carne, leite e derivados.
Previsto em lei, o selo não isenta o produtor da certificação federal, mas a fiscalização fica a cargo do município responsável.
Os interessados podem se informar nas unidades do Ponto Rural no Alto da Ponte (rua Alziro Lebrão, na região norte) e no distrito de São Francisco Xavier, também na região norte (rua 15 de Novembro, 900).
O atendimento também é realizado na Sala do Empreendedor, que fica no Paço Municipal (rua José de Alencar, 123, no centro, no 4º andar).
Certificadas:
Shop do Porco
Rei do Blend
Mais Granja
Supermercado Barbosa
Charcutaria Di Baldo Charcuterie
Supermercado Tauste
Laticínios San Michele
Laticínio Caetê
Capriny
Apiário Montanhas
Açougue Del Veneto
Casa de Carnes Majestade
Frigo São José do Vale