A Operação Verão 2023/2024 terminou oficialmente nesta sexta-feira (23), em uma cerimônia realizada, pela primeira vez, em Ilhabela. Lançada no dia 19 de dezembro em São Sebastião pelo Governo do Estado, a operação contou com um reforço de 655 policiais militares, provenientes de diversas regiões do Estado, e com o acréscimo de 118 viaturas, além de equipamentos e armamentos.
Os policiais foram distribuídos entre os quatro municípios do Litoral Norte – São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba – estendendo-se por cerca de 210 km de praias, com uma população de cerca de 350 mil pessoas. Em Ilhabela, a Operação Verão contou com o reforço de 83 policiais.
Números
De acordo com a Tenente Coronel Angélica Alves da Silva, comandante do 20° Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I), como resultado do trabalho dedicado e comprometido de todos os envolvidos, os principais indicadores criminais diminuíram em comparação à edição anterior da Operação Verão. “Podemos citar a diminuição em 11% de furtos, 7% de roubos e 10% de homicídios”, disse.
Viaturas
Durante o evento, o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, realizou a entrega de quatro novas viaturas (Spin), adquiridas através de uma emenda impositiva do vereador Gabriel Rocha, para uso exclusivo na atividade delegada.
“Gostaríamos de agradecer ao prefeito, não apenas pela aquisição dos veículos, mas pela preocupação que demonstra ter com a segurança pública de Ilhabela, investindo em equipamentos e valorizando o trabalho da Polícia Militar no município”, destacou a Tenente Coronel Angélica.
Atividade Delegada
A atividade delegada é uma iniciativa da Prefeitura de Ilhabela em parceria com a Polícia Militar para que os policiais trabalhem em dias de folga, com vencimento realizado pela administração pública.
De acordo com o prefeito, a cada três policiais trabalhando na cidade, dois são pagos com recursos do município. “Assim ajudamos a PM a investir em outras cidades que não conseguem fazer o mesmo”, salientou Colucci.
Presenças
Diversas autoridades participaram da cerimônia, incluindo o Capitão de Polícia Militar, Fabrício Ricardo Paluri Cunha; o Coronel PM Gentil Epaminondas de Carvalho Junior, Coordenador Operacional da PM; o Coronel PM Luiz Fernando Alves, Comandante de Policiamento do Interior Um, além de outros militares, representantes da Polícia Civil, Câmara Municipal, secretários de outros municípios, entre outros.
“Challenge Coin”
Durante a cerimônia, o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, recebeu uma “Challenge Coin”, pelo apoio oferecido durante toda a Operação Verão.
Trata-se uma tradição, seguida pela PM, em que essas moedas são concedidas como símbolo de apreciação e mérito em operações especiais para aqueles que desempenham um trabalho excepcional.
Motivo de orgulho
Durante a solenidade, Colucci comentou sobre a inauguração recente da segunda escola cívico municipal e lembrou que está em seu terceiro mandato como prefeito de Ilhabela e que, em 2009, trouxe os bombeiros para a cidade, o SAMU, com a ajuda do Senador Major Olímpio.
“Hoje colhemos os frutos e nos orgulhamos da nossa segurança pública”, declarou o prefeito, que afirmou que, em breve, Ilhabela ganhará um Grupamento de Bombeiros – Salvamar, para avançar ainda mais na segurança pública.
“Nossa ilha é diferenciada. É a maior ilha oceânica do país, da América Latina. Estamos olhando de frente para o Brasil, que está olhando de frente para nós. Somos modelo de segurança pública, de saúde pública, de educação para todo o Estado. Tenho muito orgulho de ser prefeito dessa cidade”, disse Colucci.
Heróis anônimos
Para o Coronel PM Luiz Fernando Alves, Comandante de Policiamento do Interior Um, todos os envolvidos na Operação Verão são heróis e merecem aplausos diários.
“São heróis sem capa, que diariamente colocam a vida em risco em prol da sociedade. Somos todos da mesma turma, a turma do bem, que luta contra o mal e se coloca como barreira intransponível do crime para manter a sociedade segura”, finalizou.