A Universidade de Taubaté (UNITAU) realiza, nos dias 1º e 2 de março, o 63º Seminário Internacional de Gestão e Desenvolvimento Regional.
O evento marca o início do programa de Doutorado em Planejamento e Desenvolvimento Regional e vai promover debates sobre temas relevantes, como a industrialização.
As atividades são abertas ao público e a inscrição pode ser feita na hora do evento. A programação será transmitida pelo youtube.com/tvunitau.
O seminário, realizado no Auditório UNITAU por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, também marca a abertura do ano acadêmico dos programas de mestrado em Desenvolvimento Regional (acadêmico e profissional). Secretários das prefeituras da Região Metropolitana do Vale do Paraíba foram convidados para participar do evento, com o objetivo de proporcionar a troca de experiências com o poder público local, visando às políticas de desenvolvimento regional.
Durante o encontro, pautas como o desenvolvimento regional e política industrial e os desafios e perspectivas da Pós-Graduação na área do planejamento urbano e regional serão discutidas por egressos, professores da UNITAU e profissionais da área, como o Prof. Dr. Fernando Macedo, que leciona na UNICAMP; Jeferson Cheriegate, diretor-geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos; e Ricardo Ojima, coordenador-geral de Planejamento Urbano e Demografia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O evento é aberto à comunidade, mas focado nos discentes dos cursos de Planejamento e Desenvolvimento Regional e Gestão e Desenvolvimento Regional, que integram os programas de Pós-graduação da Universidade de Taubaté.
O Prof. Dr. Edson Trajano, coordenador dos Mestrados e do Doutorado em Desenvolvimento Regional, comenta sobre a relevância do seminário para o início das atividades dos cursos de Pós-graduação neste ano.
“O ponto importante do evento é a aula inaugural do Doutorado em Planejamento e Desenvolvimento Regional. Esse é o segundo curso de doutorado da UNITAU e faremos a abertura desse novo programa na Universidade. É um grande ganho para a pesquisa na região”, afirma.
O coordenador destaca que o programa já tem uma revista com a melhor classificação de um veículo científico, que é a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional. “O doutorado vem para coroar todo o trabalho que já é realizado nesse programa de pós-graduação há mais de 20 anos”, celebra o Prof. Edson.
Os programas de Pós-graduação da Universidade de Taubaté, que incluem mestrados, doutorados e especializações, estão com vagas abertas para o ano de 2024. Para mais informações acesse aqui.
Serviço:
O Auditório UNITAU fica na Rua Expedicionário Ernesto Pereira, 99, Centro.
Programação sexta-feira (1º de março), às 19h, e sábado (2 de março), às 8h.
Confira a programação completa neste link.