Diante do aumento de casos de dengue e da necessidade de ampliar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de São José dos Campos instituiu o Comitê de Enfrentamento às Emergências de Arboviroses.
O objetivo é coordenar as ações de prevenção, controle e combate aos criadouros.
Também terá a função de articular as ações contra a dengue entre todos os serviços de saúde do município, tanto públicos quanto privados, construindo uma rede de atenção, prevenção e tratamento que propiciará aos munícipes qualidade na prevenção, diagnóstico e suporte ambulatorial e hospitalar.
O Comitê intersecretarias é formado por representantes da Saúde; Apoio Social ao Cidadão; Esporte e Qualidade de Vida; Educação e Cidadania; Gestão Administrativa e Finanças; Mobilidade Urbana; Manutenção da Cidade; e Proteção ao Cidadão, além de membros de fundações e autarquias municipais como a Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) e a Urbam (Urbanizadora Municipal S/A).
Entre as atribuições do grupo estão a divulgação de ações educativas e dos serviços ofertados à população por entes públicos ou privados e o monitoramento dos casos notificados e confirmados da doença.
A primeira reunião foi realizada nesta quarta-feira (6) para traçar estratégias conjuntas de atuação. O grupo se reunirá mensalmente e extraordinariamente, quando houver necessidade.
Força-tarefa
Desde janeiro último, quando os casos de dengue começaram a aumentar, a Prefeitura tem intensificado as ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti em toda a cidade, com Operações Casa Limpa, recolhimento de materiais inservíveis que podem ser focos do mosquito, controle de criadouros, visitas nas residências, nebulização nas casas e locais com casos confirmados e ações de orientação e conscientização em praças e escolas.
Já estão sendo realizadas ações conjuntas, envolvendo equipes das secretarias de Saúde (agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde) e Proteção ao Cidadão (representantes da Defesa Civil e fiscais de posturas que realizam fiscalizações em áreas particulares).
As secretarias de Manutenção da Cidade e de Apoio Social ao Cidadão colaboraram com caminhões para recolher os materiais inservíveis.
Guardas civis municipais têm colaborado com drones, que sobrevoam e gravam imagens de imóveis aos quais os agentes de combate ás endemias não têm acesso por estarem fechados.
Com o Comitê de Enfrentamento às Emergências de Arboviroses, as ações conjuntas serão ampliadas ainda mais.
Programação
A Prefeitura de São José dos Campos também está divulgando em seu site (www.sjc.sp.gov.br) a programação diária de ações contra a dengue.
A programação está disponível no link.
Colaboração
É essencial a colaboração dos munícipes, redobrando os cuidados e sendo cordiais com os agentes, deixando-os entrar na casa para avaliação dos quintais, vasos de plantas e ralos. Eles estão trabalhando para garantir a saúde de todos. Conheça os agentes.
Caso identifique terrenos abandonados ou locais que possam ser criadouros do transmissor da dengue, entre em contato pela central 156 (telefone, site e aplicativo).
Cuidados
Ações para evitar criadouros
• Evite o uso de pratinhos embaixo das plantas
• Evite planta aquática
• Não acumule entulho e lixo
• Faça sempre a manutenção de Piscinas e Fontes, utilizando produtos químicos líquidos
• Retire a água acumulada da laje
• Mantenha a lixeira sempre fechada
• Guarde pneus em lugares cobertos
• Guarde garrafas e baldes sempre virados para baixo
• Lave pelo menos duas vezes por semana, com água e sabão, os vasos usados para servir água aos animais domésticos
• Mantenha bem tampados reservatórios e caixas d’água
• Mantenha a tampa do vaso sanitário abaixada
• Se a caixa de descarga não tiver tampa, é necessário fechar com plástico e fita adesiva
• Ao sair de casa, feche a tampa dos ralos internos ou cobertura com tapetes ou objetos