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Pinda vai ampliar atendimento de saúde com mais profissionais e exames

Pronto-Socorro salta de 300 para 800 atendimentos por dia devido aos casos de dengue

(Foto: Divulgação/PMP)

A Prefeitura de Pindamonhangaba vai contratar mais médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnico de análise de laboratorial, além de profissionais da área administrativa e de limpeza.

A contratação será em caráter emergencial e visa aumentar a quantidade de profissionais que trabalham nos hospitais de retaguarda para dengue – tanto do Pronto-Socorro quanto da UPA de Moreira César.

Até novembro de 2023, por exemplo, o Pronto-Socorro atendia cerca de 300 pessoas por dia. Porém, com a alta dos casos de dengue, os números aumentaram muito e hoje são cerca de 800 pacientes por dia – um crescimento de 267%.

De acordo com a secretária de Saúde, Silvia Mendes, a principal causa desse grande aumento por procura de atendimento no Pronto-Socorro são os casos de dengue ou sintomas relacionados à doença. O último boletim da dengue registrou 5.023 casos no ano.

Ela afirmou que até o fim desta semana devem chegar os novos profissionais. Com isso, Pindamonhangaba passará a contar com mais quatro equipes compostas cada uma por um enfermeiro, três auxiliares de enfermagem, um profissional de limpeza e dois administrativos, e mais dois médicos plantonistas de 12 horas.

“Hoje temos um médico plantonista de 24 horas e mais um profissional para 12 horas que trabalham em cada uma das unidades de retaguarda, Pronto-Socorro e UPA de Moreira César.

Até quinta-feira deveremos expandir o atendimento com mais um médico para 12 horas em cada uma dessas unidades, além de outras duas equipes de enfermagem a mais para o hospital de retaguarda do Pronto-Socorro e mais duas para o hospital da UPA de Moreira César. E se houver necessidade, também faremos hospital de campanha na UPA do Araretama e Unidade Mista de Saúde do Cidade Nova”.

Silvia Mendes afirmou que “a chegada de mais profissionais deve melhorar e agilizar o fluxo de atendimento”.
A secretária também ressaltou a compra de mais exames emergenciais e da contratação de mais profissional para o laboratório.

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“Vamos aumentar a equipe do laboratório com mais um técnico e reorganizar o processo interno, priorizando os exames de dengue.

Com isso, teremos mais rapidez na liberação de resultados e isso dará agilidade no atendimento do paciente que está dentro da unidade de saúde.

Assim, ele ficará menos tempo esperando até a liberação de resultado, será atendido e medicado mais rapidamente e dará a vaga para outra pessoa.

Por tudo isso que estamos empregando mais recursos para mais médicos, enfermeiros, auxiliares, técnico de laboratório, além de retaguarda administrativa”, completou Silvia.

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