A cidade de Paraty, conhecida por sua charmosa atmosfera histórica, acolherá a décima sexta edição do Encontro de Ceramistas durante a Semana Santa, data tradicional do evento que se consolidou como referência nacional na celebração da arte cerâmica. As artistas Lu Chiata e Luciana Renna representam a cerâmica de Caraguatatuba.
Este ano, o encontro ocorre de 22 de março a 4 de abril, oferecendo a moradores e visitantes a oportunidade de mergulhar na profusão de linguagens que abordam e são abordadas pelo barro, o tema da edição com oficinas, cursos, exposições, shows e palestras. Toda programação é aberta ao público, mas com vagas limitadas.
Luciana Renna ministrará no dia 31/03, às 15h, no Sesc Paraty, a Oficina de joias em cerâmica. Já Lu Chiata, compartilhará sua paixão pela arte do barro com a palestra “Os Ritos do Barro”, quando falará sobre seus estudos, experiências e vivências com a cerâmica na Livraria das Marés, dia 23/03 às 18h e também participa da exposição.
Lu Chiata na Exposição Tripolar de Cerâmica
As obras Ventre Nativo, Conflito Secular, Coexistência Antagônica, Mulheres e a Cerâmica Tradicional, Katendê, o Dono do Mistério das Folhas e o painel Atravessar dos Tempos, integram a Exposição Tripolar de Cerâmica. A abertura será sexta-feira (22), às 18h, na Livraria das Marés.
“Este evento é muito importante para o compartilhamento das práticas da arte cerâmica e a divulgação dos trabalhos e artistas. Fortalece o Polo de cerâmica local e regional, além de fomentar novos rumos, a economia criativa e o turismo cultural”, enfatiza Chiata.
“Atravessar dos Tempos” é uma obra feita especialmente para o Encontro de Ceramistas de Paraty em 2020, porém, fomos atropelados pela Covid- 19. É um painel que teve como referência geográfica uma foto aérea da orla de Caraguatatuba, que dividida em três partes, uma delas serviu de base para a criação, solta no tempo e espaço.
Apesar da predominância de Caraguatatuba, mostra detalhes das cidades de São Sebastião e Ilhabela. Fala sobre os três tempos simultaneamente, presente, passado e futuro, oferecendo referências de cada um.
Mistura cultura de diversos povos neste caldeirão de pluralidade que somos. Mostra céu, mar, terra e mata atlântica. E como não poderia deixar de ser… também foi “infectado” pelo vírus da Covid-19, nele representado. Busca provocar, pensar fora da caixa e conversar com ele ou consigo”, reflete a ceramista.
Sobre as ceramistas
Luciana Renna é ceramista e brincante da cultura popular. Filha de artista plástico e neta de artesã, o pai estimulava a brincar com as formas e enxergar além delas e sua avó fez do artesanato e trabalhos manuais, seu próprio negócio.
Com o Mestre Ben-Hur Vernizzi, aprendeu na cerâmica uma forma de se manter financeiramente e se conectar consigo mesma através do barro, que ensina que tudo tem um processo para acontecer e dentro do seu tempo.
Na @ceramica_terracesa produz luminárias, adornos femininos, oficinas de modelagem e pesquisa de cores que a terra oferece.
Lu Chiata (Lucy Lucas da Silva Chiata), ceramista, psicóloga, casada, mãe de cinco filhos, é feliz por viver em Caraguatatuba desde 2002.
Começou na cerâmica como paneleira do bairro São Francisco, em São Sebastião, SP, diversificando para esculturas.
Através dos anos realizou feiras e exposições individuais e coletivas, principalmente como membro do Grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas, desde 2016.
Seu trabalho traz a marca de sua atração pelo mar e seus mistérios, dos estudos das culturas tradicionais, principalmente a afro-brasileira, com a qual vivencia estreita ligação através do candomblé.
Confira a programação
Livraria das Marés
22/03 – 18h – Abertura da exposição “TRIPOLAR” + conversa com Guilherme Zoldan, Dalcir Ramiro e ceramistas de Paraty
23/03 – 18h – Palestra “Os ritos do barro”, com Lu Chiata / mediação: Márcia Umbelino
24/03 – 18h – Palestra “As possibilidades da cerâmica e outras argilas”, com Lícida Vidal / mediação: Luciana Marsilio e Dalcir Ramiro
29/03 – 18h – Palestra “Queima em forno Phoenix”, com Alberto Cidraes
30/03 – 18h – Lançamento do livro “A Cerâmica do Povo Paiter Suruí de Rondônia – Continuidade e Mudança Cultural, 1970-2010”, de Jean-Jacques Armand Vidal
31/03 – 18h – Palestra “Cerâmica e mídias digitais”, com Cibele Nakamura / mediação: Rosa Monteiro
Fazenda Bananal
29/03 – 10h30 às 12h30 – Oficina de Escultura “Explorando a arte feminina”, com Michele Rocha
29/03 – 15 às 17h – Oficina de Utilitários, com Grupo Mulheres da Terra
30/03 – 10 às 16h – “Escultura e brunch” – demonstração com Mário Pitanguy / mediação: Dalcir Ramiro
30/03 – 10 às 12h – Oficina infantil, com Giorgia Alcântara e Felipe Alcântara
02/04 – 10h30 às 13h30h – Curso Mão na Massa – “Máscaras”, com Rosamar Corcuera
03/04 – 10h30 às 13h30h – Curso Mão na Massa – “Confecção de bule”, com Monique Mar Ferreira
04/04 – 10h30 às 13h30h – Curso Mão na Massa – “Escultura”, com João Aguiar
Sesc Paraty
28/03 – 18h – Abertura da exposição “Cerâmica: uma profusão de linguagens”, com apresentação musical de “Duo Percussão”
31/03 – 15 às 17h – Oficina de joias em cerâmica, com Luciana Renna