O Cras Eugênio de Melo reuniu na tarde de sexta-feira (22) diversas atividades em conscientização ao Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial, celebrado em 21 de março.
A ação teve inicio com uma roda de conversa sobre letramento racial. As crianças participaram ativamente e contribuíram levantando questões do dia a dia. O objetivo foi explicar e conscientizar os pequenos sobre expressões que podem transmitir estereótipos, preconceitos ou discriminações.
Para o Yuri Cauã Moreira da Silva foi um momento para aprender um pouco mais sobre como combater o racismo. Aos 10 anos, ele já sabe como a luta é importante. “As pessoas acham que são melhores que as outras pela cor, mas não é assim, tem que respeitar”, disse.
Já Manuelle Mesquita Pereira, 10 anos, a melhor forma de acabar com o preconceito é com informação. “Tem que falar para todo mundo, postar vídeo e tudo mais”, destacou.
Durante a tarde, os participantes também aprenderam a fazer as bonecas Abayomi, confeccionadas com retalhos de tecidos, elas são símbolo de força e resistência da cultura africana.
O Cras também recebeu a exposição itinerante Beleza dos Tons, com 20 imagens de mulheres negras captadas pela fotógrafa joseense Larissa Isis.
Até o fim do mês, as atividades serão desenvolvidas em outros equipamentos da assistência social. Confira a galeria de fotos.