Durante o mês de março, a equipe de atendimento do programa Família Segura está realizando várias rodas de conversa, abordando a temática “Violência de Gênero”. Foram feitas ações específicas adequando a linguagem de acordo com o público.
Até o momento, cerca de 400 pessoas já foram atendidas, entre alunos do Colégio Adventista, do Instituto Federal, da UPA Parque Meia-Lua, da Rede de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência, do Conselho Tutelar e da equipe eMulti (Equipe Multidisciplinar).
A proposta do programa é que sejam feitas atividades reflexivas e educativas, voltadas a contribuir para o rompimento da prática de violência, e em especial, desconstruir o aprendizado de denominação e poder sobre a mulher.
O Programa Família Segura tem atendimento inicial à mulher vítima de violência, que procura o espaço por demanda espontânea. É feito o atendimento dessa mulher e os encaminhamentos necessários para o CREAS (Centro de Referência de Assistência Social) dar continuidade, se a mulher aceitar o acompanhamento.
A subsecretária de Igualdade e de Direitos Humanos, Girlaine Dias, reforça que além do atendimento presencial na Programa Família Segura na Av. Major Acácio Ferreira, 432, Centro de Jacareí, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, podem acionar estes telefones:
Disque 153 – emergência da Guarda Civil Municipal à rede de atendimento, através da Patrulha Maria da Penha de Jacareí;
Ligue 180 – Central de atendimento às Mulheres;
Inauguração
Inaugurado em 2019, o Família Segura é um programa voltado à prevenção e enfrentamento à violência doméstica e familiar no município, que conta com uma equipe de profissionais especializados, formada por psicólogos e assistentes sociais, para realizar atendimento adequado às vítimas.
No local, também é possível fazer denúncias e tirar dúvidas. O Família Segura fica localizado na Av. Major Acácio Ferreira, 432, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.