As duas unidades do Sebrae Aqui em Pindamonhangaba, no Centro e Moreira César, estão com inscrições abertas para cursos até o mês de junho. Todas as opções são gratuitas e presenciais.
Em abril haverá o curso “Faça suas vendas decolarem”, no dia 5, às 19 horas. Será realizado na AD Belém Pinda, na Rua Cônego Tobias, 168, no Alto do Tabaú. No mês de maio, entre os dias 2 e 17, será realizado o curso “Fabricação de Pães Doces e Semi-Doces” na Paróquia Santa Clara, na Av. Prof. Miriam Maria Monteiro Ferraz, 250, na Vila São Paulo. Por fim, em junho, entre os dias 6 e 26, o curso será “Fabricação de Produtos de Confeitaria” a ser realizado no Centro Comunitário, na Rua Ruy de Andrade Costa, 56, na Araretama.
Na última semana houve curso para aumentar a competitividade dos negócios liderados por mulheres e caminhos que facilitam o acesso ao mercado.
Todos os cursos estão com inscrições abertas e podem ser feitas presencialmente nas unidades do Sebrae Aqui em Pindamonhangaba, no Centro ou Moreira César, ou ainda pelo telefone (12) 3642-9744.
“São ótimas opções para cursos profissionalizantes, totalmente gratuitos que estamos recebendo por meio desta parceria entre a Prefeitura e o Sebrae. Ao todo são mais de 170 vaga e é uma ótima oportunidade de capacitação, seja para aprimorar conhecimentos ou para aprender novas funções ou processos”, disse o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, José Antônio Ferreira Filho ‘Ju’.
Atendimentos na cidade
Em 2023, o Sebrae Aqui realizou cerca de 2,8 mil atendimentos na cidade. O sucesso foi tanto que o Sebrae-SP inaugurou uma nova unidade na cidade em dezembro, em Moreira César, que passou a funcionar em janeiro deste ano. A expectativa é que os atendimentos ultrapassem os 3 mil em 2024 somente nestas duas unidades.
Pindamonhangaba é um dos municípios de atendimento do Escritório Regional do Sebrae-SP em Guaratinguetá, responsável por 21 municípios na região do Vale do Paraíba e Vale Histórico. Ao todo, Pinda contou com mais de 29 mil atendimentos em 2023, sendo 2,8 mil das unidades do Sebrae Aqui, 1,5 mil no programa Empreenda Rápido, além de outros tantos em projetos estruturados com foco no aumento da produtividade e faturamento. Na Rede Pública de ensino, por exemplo, foram mais de 8,8 mil alunos e cerca de 500 professores capacitados em atividades de cultura empreendedora.
De acordo com o Mapa de Empresas, do Governo Federal, a cidade de Pindamonhangaba possui atualmente mais de 16,2 mil empresas ativas, sendo 15,3 mil pequenos negócios. “A cidade possui um potencial enorme de crescimento e o empreendedorismo com certeza é uma das ferramentas para isso. Nós do Sebrae-SP estamos empenhados em contribuir para o desenvolvimento econômico do município auxiliando também na consequente geração de empregos e renda para a população”, destaca a gerente regional do Sebrae-SP, Ariane Canellas.