Nesta segunda-feira, dia 8 de abril, é comemorado o Dia Nacional do Braille. Visando divulgar e levar conhecimento aos alunos e a comunidade escolar sobre o Braille, as escolas da rede municipal de Jacareí realizam durante essa semana, várias ações para promover a conscientização e a inclusão das crianças.
Com atividades educacionais específicas, palestras, campanhas de sensibilização, através de cartazes e mídias sociais e foco na inclusão em sala de aula, as escolas estão engajando alunos, professores e comunidades, na promoção da compreensão sobre a importância do Braille, para o desenvolvimento e a autonomia das pessoas cegas. As escolas demonstram assim um compromisso com a inclusão e a criação de um ambiente mais acolhedor e compreensivo para todas as pessoas, incluindo as crianças cegas
A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Supervisão de Educação Especial, informa que o Braille é um sistema de leitura através de pontos em relevo, que podem ser lidos com os dedos por pessoas cegas ou com baixa visão. Não é uma língua e, sim, um código pelo qual muitos idiomas – como português, inglês, espanhol, árabe, chinês e dezenas de outros – podem ser escritos e lidos.
O Dia Nacional do Sistema Braille é celebrado em 8 de abril, em alusão à data de nascimento de José Alvares de Azevedo, primeiro professor cego do país e responsável por trazer o método.
“A inclusão é realizada no chão das escolas, convivendo e aprendendo com cada um, habitando no coração da criança e estudantes da Rede de Jacareí”, destacou a secretária municipal de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino.