A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) vai realizar dois Grandes Prêmios (GPs) internacionais no Brasil no mês de maio, dias 15, em Cuiabá, logo após o Campeonato Ibero-Americano, e 19, na nova pista da Universidade Federal Fluminense – Campus Gragoatá.
As duas competições, com a presença de atletas brasileiros e estrangeiros, estão no caminho da corrida olímpica pelos índices estabelecidos pela World Athletics ou pontos no Ranking Mundial.
O Grande Prêmio Brasil de Atletismo – Cuiabá, que será no estádio do Centro de Treinamento da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), integra o World Athletics Continental Tour Challenge de 2024 na categoria D.
As provas serão realizadas das 19 horas às 21:30: no feminino – 200 m, 400 m, 800 m, 100 m com barreiras, 400 m com barreiras, salto em altura, salto em distância, salto triplo, salto com vara, arremesso do peso, lançamento do dardo e lançamento do disco; e no masculino – 200 m, 400 m, 800 m, 1.500 m, 110 m com barreiras, 400 m com barreiras, salto em altura, salto em distância, arremesso do peso e lançamento do dardo.
Para as provas de saltos e lançamentos serão convidados seis atletas – serão realizadas com quatro tentativas. Para as demais, serão convidados oito atletas, os quatro primeiros colocados do Ranking Brasileiro de Atletismo combinado de 6 de julho de 2023 até 21 de abril de 2024.
Para os saltos e lançamentos serão convidados os três primeiros, também pelo Ranking. Os convites aos estrangeiros serão feitos na mesma proporção.
O GP de Cuiabá é uma realização da CBAt em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso, com apoio da UFMT, do Sesi e da Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT). E será realizado logo após o Campeonato Ibero-Americano, de 10 a 12 de maio, também em Cuiabá.
O Grande Prêmio Brasil de Atletismo – Niterói integra o World Athletics Continental Tour Bronze de 2024, da categoria C para efeito do Ranking Mundial.
Será realizado dia 19 de maio, das 14 às 16:30, na nova pista da Universidade Federal Fluminense (UFF).
O programa de provas no feminino terá 100 m, 400 m, 800 m, 110 m com barreiras, 400 m com barreiras, 3.000 m com obstáculos, salto em altura, salto em distância, salto triplo, salto com vara, arremesso do peso, lançamento do dardo e lançamento do disco.
E no masculino 100 m, 400 m, 800 m, 110 m com barreiras, 400 m com barreiras, 3.000 m com obstáculos, salto em altura, salto em distância, arremesso do peso e lançamento do dardo.
O amazonense Pedro Henrique Nunes quebrou o recorde brasileiro do lançamento do dardo no GP Loterias Caixa de Atletismo, realizado em maio do ano passado em São Paulo, com 83,89 metros (o anterior era de Júlio César de Miranda, com 83,67 metros, desde 2015). E expectativa é que resultados importantes como esse se repitam em ano de preparação olímpica.
O GP Niterói é uma realização da CBAt em parceria com a Prefeitura de Niterói (RJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Federação do Rio de Atletismo (Ferat).
Niterói também vai receber o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo Sub-20, de 7 a 9 de junho.
O prefeito Axel Grael – velejador e irmão de Lars Grael e do campeão olímpico Torben Grael e tio da também campeã olímpica na vela Martine Grael – e o reitor Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega vem conversando com a CBAt há alguns meses para que a nova pista no Campus do Gragoatá pudesse receber eventos nacionais e internacionais. O objetivo também é desenvolver o atletismo na cidade e no Estado do Rio de Janeiro.