O Hospital de Clínicas Sul iniciou nesta semana um treinamento sobre dengue para médicos e enfermeiros. O objetivo é manter a equipe de profissionais que atua na linha de frente da dengue sempre atualizada.
“Assim, melhoramos a eficiência no reconhecimento e classificação da dengue e podemos oferecer o melhor tratamento para cada fase da doença”, afirmou o diretor geral do hospital, o médico Lucas Fadel Monteiro dos Santos, responsável pelo treinamento.
Segundo o médico, com a equipe sempre atualizada, os profissionais podem compartilhar informações úteis com os pacientes sobre os sintomas da doença, como eles evoluem e quais são os sinais de alarme quando há agravamento.
A série de vídeos compartilhados com a equipe, chamada de Classificação e Manejo da Dengue, abordou o trato dos sintomas diferentes de cada caso a cada dia e ressaltou a importância do cuidado que todos devem ter com o paciente que volta ao atendimento entre o 3º e o 6º dia de sintomas sem ter melhorado.
O Hospital de Clínicas Sul foi a primeira unidade da rede pública a abrir um Centro de Referência da Dengue, em 16 de março. Até quinta-feira (10), já tinham sido atendidos 10.764 pacientes.
Os fluxos de atendimento foram ajustados de acordo com o aumento da demanda, para reduzir o tempo de espera por atendimento.
O hospital reativou a recepção central, que ficou exclusiva para os pacientes com sintomas de dengue. Foram montadas duas salas para hidratação, uma para acomodar os pacientes durante a espera dos resultados dos exames e outra sala de retaguarda, além de um posto de enfermagem.
O Clínicas Sul é mantido pela Prefeitura de São José dos Campos e gerenciado pela OS Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus.