A Orquestra Sinfônica Jovem de Taubaté realiza no dia 24 de abril, quarta-feira, o espetáculo A Dança dos Mundos – entre o nórdico e o africano, no Teatro Metrópole, às 20h.
Os ingressos podem ser reservados pelo link: https://forms.gle/ZVUBACsM3Sq83SR48.
Na estreia desta temporada 2024, a Orquestra Sinfônica Jovem de Taubaté (Osita) inicia a sua programação com a “Abertura Trágica” do compositor Johannes Brahms.
Na sequência, subirá ao palco o trompetista Dr. Flávio Gabriel, que foi vencedor do 2º prêmio no Concurso Internacional de Música Primavera de Praga. Flávio tocará o “Concerto Negro Para Trompete e Orquestra”, do compositor brasileiro Gilson Santos, composição encercada por ritmos africanos, como o jongo e o ijexá.
Numa composição que toma como base temas folclóricos da coleção de Ludvig Lindeman, responsável por compilar a música folclórica norueguesa, a Osita tocará “Danças Sinfônicas, Op.64” do compositor Edvard Grieg, obra essa que envolve também dança e balada montanhesa.
O público que reservar o ingresso on-line precisa apresentar documento com foto no dia do espetáculo. Uma cota de ingressos estará disponível na bilheteria do teatro a partir das 19h para o público em geral.
MASTERCLASSES DA OSITA
Um dos mais destacados trompetistas de sua geração, Dr. Flávio Gabriel vai realizar uma Masterclass gratuita para os músicos no dia 22, às 9h30, e 23 de abril, às 14h, no Centro Cultural Municipal Toninho Mendes.
As inscrições precisam ser feitas no link: https://forms.gle/MF3LXh78imXY5LAZ9.
Flávio Gabriel iniciou seus estudos aos 11 anos de idade na Banda Lyra de Mauá – SP, onde foi aluno de Bartolomeu Rosa e Carlos Binder.
Posteriormente estudou com os professores Clóvis Beltrami em Campinas e Dr. Naílson Simões na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. É doutor em música na Universidade Estadual Paulista e professor de trompete da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
PRÊMIO EM PRAGA
O músico conquistou o 2º Prêmio no Concurso Internacional de Música Primavera de Praga em 2020. O Prêmio, inédito na história do trompete no Brasil, é considerado um dos mais difíceis no mundo.
O Centro Cultural Municipal fica na Praça Coronel Vitoriano, 01, Centro de Taubaté.