publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Caraguá comemora 167 anos de emancipação político-administrativa

Prefeito faz do hasteamento da bandeira ao lado de uma guarda mirim. (Foto: Divulgação/PMC)

Centenas de pessoas participaram na manhã de sábado, dia 20, no Teatro Mário Covas das comemorações do aniversário de 167 anos de emancipação político-administrativa na cidade.

As festividades foram iniciadas às 8h com o hasteamento de bandeiras e a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito Aguilar Junior, o capitão de Fragata Sílvio Proença, delegado da Capitania dos Portos em São Sebastião, o presidente da Câmara, Tato Aguilar, além de vereadores e secretários municipais.

O prefeito abriu a cerimônia recordando os diversos desafios que enfrentou durante o período. “Ao longo desses quase oito anos foram muitas dificuldades, mas também inúmeras e importantes conquistas e por isso, temos muito a agradecer a Deus.

Tivemos a oportunidade de criar a UPA do Massaguaçu, a UPA Sul, fizemos o descongelamento de áreas levando cidadania para centenas de moradores, implantamos a Guarda Mirim, a Guarda Civil Municipal, o Centro de Operações Integradas e tantos outros programas”.

Aguilar Junior também destacou a importância das pessoas no desenvolvimento da cidade. “São pessoas que estão comigo por um projeto para a cidade, uma cidade viva, que hoje está preparada para os próximos anos. Muitas sementes foram plantadas e se não germinam hoje, germinarão amanhã. Caraguatatuba está de parabéns pelos 167 anos de tanta força e resiliência!”, completa.

Ainda na cerimônia, foi realizada uma homenagem aos voluntários que participaram da campanha de aniversário da cidade “Crescendo com seu povo”, que tiveram seus rostos estampados no slogan dos 167 anos.

Por fim, o prefeito Aguilar Junior assinou o documento de convocação de 36 novos Guardas Civis Municipais para aumento da corporação. Os convocados entregarão seus documentos e depois passarão por treinamento até exercerem suas funções nas ruas.

Posse Câmara Jovem

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Logo depois, ocorreu a posse da 6ª edição do Projeto Câmara Jovem. A diplomação dos 15 jovens vereadores e seus respectivos suplentes, todos alunos das redes pública e privada de ensino, foi realizada no interior do Teatro Mário Covas. Pais, familiares, amigos e professores marcaram presença no evento.

A Câmara Jovem Caraguatatubense foi instituída pelo Programa Jovem Legislador. Seu objetivo é oferecer aos jovens estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, matriculados em escolas públicas e particulares, lições de cidadania e democracia por meio da vivência do processo democrático, mediante a participação em jornadas de atividades legislativas simuladas, com diplomação e exercício de mandato parlamentar.

A solenidade de posse foi conduzida pelo vereador e presidente da Câmara, Tato Aguilar. Também compuseram a mesa o prefeito Aguilar Junior, a secretária adjunta de Educação, Karina Soares, o coordenador de Políticas para a Juventude do Estado de São Paulo, Juliano Camilo Borges, o coordenador do programa Câmara Jovem, Carlos Alberto Paulino Ferreira, além de vereadores.

Após a composição da mesa pelas autoridades e pelos jovens vereadores, titulares e suplentes entoaram o termo de compromisso, sendo o ato de posse declarado pelo presidente da Câmara. Após a diplomação de titulares e suplentes, cada um dos eleitos dirigiu-se à tribuna para uma breve apresentação.

“Vocês estão de parabéns por terem aceitado essa missão. De agora em diante, você terão muito trabalho. Levar demandas à Câmara, criar projetos que posam virar projetos de lei. É uma tarefa árdua e gratificante. E esperamos que, a partir da Câmara Jovem, possamos ter mais mulheres que representem o Legislativo”, disse o prefeito Aguilar Junior.

O presidente da Câmara, Tato Aguilar, agradeceu a parceria do prefeito no programa Câmara Jovem e cumprimentou de forma especial as equipes gestoras das escolas. “Trata-se de um projeto muito especial. Com essa 6ª edição, ganho mais 30 amigos. A frente da Câmara Jovem, esses jovens são um verdadeiro celeiro de ideias. Eles recebem noções de democracia, ética e integridade. E com tanta energia, esses jovens têm oportunidade de levar aos vereadores suas ideias e demandas. Que todos tenham um excelente ano de aprendizado!”, comentou.

O projeto Câmara Jovem de Caraguatatuba é coordenado pelo assessor jurídico legislativo, Carlos Alberto Paulino Ferreira, e conta com o apoio da Secretaria de Educação, por meio do Setor de Programas e Projetos, além das equipes gestoras e professores orientadores das unidades escolares envolvidas.

Participam dessa legislatura os seguintes alunos e suas respectivas unidades escolares municipais: Anna Clara Rodrigues Horiê (Colégio Anglo Módulo); Davi de Santana Cerqueira (EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz); Davi Shelmer dos Santos (EMEFEBS Ricardo Luques Sammarco Serra); Emanuelly Fernandes Xavier de Oliveira (EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho); Francisco dos Santos Armani (EMEF Prof. Antônio de Freitas Avelar); Gustavo Brito Miller (EMEF Prof. Auracy Manzano); Lanna Lara de Faria (EE. Maria Ester das Neves Dutra Damasio); Maria Eduarda Macedo de Araujo (EE. Antonio Alves Bernardino); Mariane Andrade Ribeiro (Colégio Adventista de Caraguatatuba); Miguel Maurício Gomes Damaso (EMEF Profª Maria Moraes de Oliveira); Samantha Goulart Gaspar (EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado); Sara Rodrigues Amaral da Costa (EE. Colônia dos Pescadores); Sophia Rodrigues Donadi (EMEF Prof. Euclydes Ferreira); Thaís de Oliveira Braga (CIEFI Profª Edna Maria Nogueira Ferraz) e Théo Gustavo Nuncio (EMEF Profª Antonia Antunes Arouca).

Os jovens vereadores suplentes são os seguintes: Alice Rocha de Assis (EMEF Prof Luiz Ribeiro Muniz); Ana Beatriz Pereira Costa (EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho); Ana Clara Campanella Belchior (EMEFEBS Ricardo Luques Sammarco Serra); Camila Helena Andrade da Silva (EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado); Edeson Kauan França Silva (EE. Antonio Alves Bernardino); Giuliany Luzia da Silva Navarro (EE. Colônia dos Pescadores); Heloysa Gabriely Amorim de Castro (EMEF Profª Maria Moraes de Oliveira); Isaque Lincon Morais Ramos (EE. Antonio Alves Bernardino); Isabella de Lima Soares (EMEF Profª Antonia Antunes Arouca); Luany Neves Nunes (EMEF Prof Antônio de Freitas Avelar); Luiz Guilherme da Silva (EE. Maria Ester das Neves Dutra Damasio); Mariana Zerbino da Costa e Silva (EMEF Prof Auracy Mansano); Pietra Caroline Rocha da Silva (CIEFI Profª Edna Maria Nogueira Ferraz); Samuel do Carmo Miranda (EMEF Prof Euclydes Ferreira) e Yuri Murakawa de Oliveira Reis Leite (Colégio Anglo Módulo).

Botão Voltar ao topo