Um grupo de 57 crianças do Cedin Amália Bondesan dos Santos, no distrito de Eugênio de Melo, região leste de São José dos Campos, teve uma manhã especial na quinta-feira (18) em contato com a natureza.
As crianças do Pré 2 participaram do plantio de duas mudas de Ipê-amarelo-cascudo, árvore símbolo da cidade, em uma calçada em frente à escola.
A atividade teve início em sala de aula, onde aprenderam mais sobre a espécie e a importância das árvores para a saúde das pessoas.
Acompanhados pelos professores e com o apoio de profissionais da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, os pequenos colocaram as mãozinhas na terra e aprenderam lições que irão levar para o resto da vida.
“As plantinhas precisam de água e cuidado para ficarem grandes e bonitas, igual a gente”, disse Kethelyn Cristina Marcelino da Silva, de 5 anos.
“Eu gostei muito de plantar com meus amigos e estou ansioso para ver a árvore crescer”, comentou Samuel Donizetti Naressi Cardoso, também de 5 anos.
Para a professora Jéssica Oliveira, a experiência foi enriquecedora para a turma: “A Educação Infantil é uma fase repleta de descobertas, explorar a natureza traz ensinamentos além da escola. Agora, eles têm mais consciência do papel deles na preservação do meio ambiente e levam isso para casa também”, afirmou.
Arboriza São José
A atividade integra as ações do programa Arboriza São José, que iniciou em junho de 2023 o plantio de 5.000 novas árvores em áreas urbanas por diversas regiões da cidade.
As árvores plantadas pelas crianças marcaram o início da atuação no distrito de Eugênio de Melo, que irá receber plantios planejados para formação de caminhos verdes, ou seja, as ruas e avenidas serão sombreadas pelas copas das árvores, proporcionando conforto para os pedestres e ciclistas, melhorando a qualidade do ar e da infraestrutura urbana.
Ao sombrear o asfalto, as árvores promovem conforto térmico e economia de energia, bem como qualidade de vida e ambiental, além de inúmeros outros benefícios.
As pessoas podem solicitar à Prefeitura que seja plantada uma árvore em frente de sua casa. Para isso, o pedido deve ser feito pelo 156 ou PrefBook. São indicadas espécies adequadas para plantio nas áreas públicas, compatíveis com os espaços livres nos passeios.
O programa Arboriza São José reúne um conjunto de ações para a modernização e preservação do patrimônio arbóreo, como plantio de mudas, diagnóstico preventivo das árvores localizadas em vias públicas, emissão de laudos, cadastramento digital do patrimônio arbóreo, capacitações técnicas e educação ambiental, além da completa digitalização e integração de banco de dados sobre o tema, incluindo a possibilidade ao cidadão em acessar todas árvores cadastradas no portal Geosanja.