Para proporcionar um mundo melhor com os autistas e para eles, a Prefeitura de São José dos Campos tem intensificado as ações de conscientização e sensibilização sobre a importância da inclusão e do respeito à pessoa com TEA (Transtorno do Espectro Autista).
Nesta quarta-feira (24), a roda de conversa com orientações aos munícipes foi realizada com os usuários do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Eugênio de Melo, na região leste. Também foram distribuídos folhetos informativos sobre o tema.
É mais uma iniciativa da campanha “Lugar do autista é em todo lugar” e faz parte do pacote de atividades que estão sendo desenvolvidas em abril, mês de conscientização do autismo.
“Todos temos que valorizar os autistas e ações como esta da Prefeitura são fundamentais. Quanto mais conscientização, mais chances temos de fazer um mundo melhor para os autistas e com eles”, disse o vigilante Jefferson de Paiva, que tem 39 anos e mora no distrito de Eugênio de Melo.
“A Prefeitura está de parabéns por esta campanha e também por fazer a carteirinha do autista. Trabalho com o público e sei como ações como estas são importantes para todos”, afirmou a controladora de acesso Adiniz Dias, que tem 37 anos e reside no Galo Branco, também na região leste.
Respeito e inclusão
Desde o início do mês foram realizadas capacitações de servidores de diversas secretarias municipais e de conselheiros tutelares.
Ações de conscientização e sensibilização também foram promovidas no Terminal Rodoviário Central, na ECO (Estação Conexão de Ônibus) do Campos de São José, na região leste, nos Cras Dom Pedro 1º e Anhembi, na região sul, e Jardim Pernambucano, na região sudeste.
E as mobilizações não param. Nesta sexta-feira (26), será no Cras Jardim Mariana 2, na região leste e, na próxima terça-feira (30), no Cras São Francisco Xavier, no distrito da região norte da cidade.
No domingo (28), as equipes da Prefeitura estarão no Parque Vicentina Aranha, participando da programação especial em comemoração aos 100 anos do parque.
Assistência
São José possui uma ampla e estruturada rede de proteção e serviços para as pessoas com deficiência, desenvolvida e realizada pela Prefeitura. O planejamento e a execução dessas políticas públicas visam garantir autonomia, sociabilidade, proteção e respeito para essa população.
A RIA (Rede de Inclusão ao Autista) oferece assistência mais ampla às pessoas com diagnóstico de TEA, por meio de um sistema de informação unificado que possibilita acompanhar o histórico de atividades e a inclusão desses cidadãos em diversos serviços municipais.
O serviço integrado permite o acompanhamento e monitoramento para inclusão social e no mercado de trabalho, ressocialização, promoção de saúde, apoio psicossocial e reabilitação. O objetivo é também proporcionar apoio integral às famílias, por meio de palestras e seminários.
Carteira de Identificação
Já a Ciptea (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) tem sido mais uma ferramenta de inclusão social. O documento facilita a identificação desse público, garantindo os direitos e o atendimento prioritário.
Desde o início da ação, em 2021, foram fornecidas 1.762 carteirinhas. iniciativa foi lançada com base na Lei Federal 13.977/2020, que estabelece a emissão do documento.
A carteira pode ser solicitada por meio de um cadastro digital, disponível no site da Prefeitura (www.sjc.sp.gov.br) no ícone Prefbook.
O interessado deve preencher os dados e anexar os documentos necessários para validação.
As ações de conscientização e sensibilização são constantes e serão realizadas pela Prefeitura o ano todo. Afinal, lugar de autista é em todo lugar. Com respeito, inclusão e cidadania, todos juntos podemos construir uma cidade melhor para todos. Faça parte desta mudança.
Serviço
Próximas ações de conscientização
Sexta-feira (26), às 13h30
Cras Jardim Mariana 2 (avenida Mariana de Andrade, 92, no Jardim Mariana 2, na região leste)
Domingo (28), das 9h às 13h
Parque Vicentina Aranha (rua Engenheiro Prudente Meireles de Morais, 302, na Vila Adyanna, na região central)
Terça-feira (30), às 10h
Cras São Francisco Xavier (rua 15 de Novembro, 870, no distrito de São Francisco Xavier, na região norte)