Empreendedores que trabalham com produtos que têm Indicação Geográfica (IG) vão ganhar um apoio inédito no Brasil. O Sebrae e o programa AL Invest Verde, da União Europeia, lançaram parceria para oferecer mentorias com consultores internacionais especializados e sem custo para IGs brasileiras selecionadas. As temáticas abordarão marketing, governança, estratégia, sustentabilidade, estratégias de controle e suporte técnico no desenvolvimento de pedidos de proteção e reconhecimento de Indicação Geográfica. O anúncio ocorreu nesta sexta-feira (10), em Manaus, durante o Inova Amazônia, promovido pelo Sebrae.
A coordenadora de negócios de base tecnológica do Sebrae Nacional, Hulda Oliveira, explica que a gestão de IGs apresenta diversos desafios. “É um ativo coletivo que precisa de constante cuidado. Deve envolver as comunidades e os diferentes interesses dos produtores, bem como uma aproximação com entidades públicas, no caso de Ciência Tecnologia”, esclareceu. O objetivo da iniciativa é promover o crescimento sustentável e a criação de empregos na América Latina por meio da utilização eficaz dos instrumentos de propriedade intelectual concedidos pela legislação nacional dos países do Mercosul.
Hulda acrescenta que a ideia é apoiar as IGs selecionadas durante todo o processo, tendo em vista que os consultores são estrangeiros e estão fora do país. “Vamos dar todo o suporte necessário paralelamente aqui no Brasil”, adiantou. Segundo ela, posteriormente o Sebrae pretende compartilhar esse conhecimento com as 114 IGs registradas atualmente no país.
Durante o lançamento do programa de mentorias, o líder da ação pela Al Ivest, Mariano Riccheri, lembou que os consumidores estão cada dia mais interessados em produtos que possuem preocupação com a sustentabilidade. “Esse valor agregado atrai atenção de muitas pessoas dispostas a pagar mais por isso”, comentou. Ele ressaltou a importância das IGs como guardiãs de seus territórios. “As IGs são a alma dessas produções que existem por gerações”, pontuou.
Entenda o Programa
O Sebrae foi escolhido para promover a iniciativa por ser considerado entidade líder na implementação da estratégia de Indicações Geográficas do Brasil. O programa terá 14 meses de duração e duas fases: seleção de produtos ligados à origem que terão os benefícios da mentoria e mentorias aos produtos de origem selecionados com workshops e apoio presencial e virtual.
A fase de mentorias está prevista para começar em setembro de 2024 e terminar em fevereiro de 2025. A seleção dos produtores terá como base critérios acordados em conjunto com as principais entidades de cada país onde será realizada a iniciativa. Poderão ser contemplados também produtos de origem que tenham obtido esse registo junto das autoridades nacionais, mas que ainda não tenham implementado satisfatoriamente o seu sistema de IG.
O programa vai ajudar na revisão das estratégias de sustentabilidade das IG selecionadas, nas atuais opções de comercialização em destinos-chave, como a União Europeia, além dos requisitos de acesso a esses mercados, em particular os relacionados com o Pacto Verde e regulamentos que garantem sem desmatamento.