No Dia Nacional do Turismo, celebrado na última quarta-feira (8), a Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) listou 33 experiências imperdíveis para aqueles que desejam se surpreender com atrações de mais de 50 destinos paulistas.
Da capital ao interior do estado, o levantamento apresenta municípios que se destacam pela natureza exuberante, gastronomia premiada, roteiros de sol e praia, além de outras atrações.
“São Paulo tem uma oferta diversificada com potencial para agradar a todos os perfis de viajantes. Temos shows e grandes eventos, balneários terapêuticos, turismo de compras e espiritualidade”, diz Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de SP.
No total, são 10 segmentos contemplados na publicação: aventura, rural, cultura, compras, gastronomia, bem-estar, negócios, eventos, sol e praia e espiritualidade. Destacando as cavernas do Vale do Ribeira, o rafting de Brotas e o passeio de balão de Boituva.
Uma visita às lojas de porcelana de Pedreira e um passeio pelo artesanato de Embu das Artes, próximo da capital, também consta na lista experiências que visitantes não podem deixar de conhecer em São Paulo. Um capítulo especial é dedicado à capital do estado, em especial ao centro histórico da cidade, que inclui uma visita ao Mercadão para experimentar o famoso sanduíche de mortadela, um passeio pela Rua 25 de Março e Avenida Paulista.
Para além dos negócios que consolidaram São Paulo como um destino corporativo, o estado possui atrações que o colocam como um dos eixos de lazer mais qualificados do país: a maior oferta de parques temáticos da América Latina, a melhor hotelaria e experiências de gastronomia.
São 47 regiões turísticas no estado, algumas delas sendo 10 rotas gastronômicas consolidadas, a cidade mais alta do país, Campos do Jordão, o roteiro de turismo religioso que mais recebe visitantes em todo o país, que inclui Aparecida, além do maior número de destinos rurais do Brasil.
O lazer é a motivação de quase metade (49%) dos turistas que viajam para São Paulo, de acordo com estudo da Abav-SP/Aviesp, em parceria com o CIET.
Com o maior contingente de turistas de todo o país, cerca de 28 milhões, os paulistas são os maiores consumidores de destinos de lazer do próprio estado, uma tendência que surgiu na pandemia e se consolidou recentemente.