A inauguração do CREAS (Centro de Referência Especializada em Assistência Social) em Moreira César, na manhã desta quarta-feira (22), foi um evento festivo em homenagem à Maria Berenice da Silva “Berê”. Autoridades locais, amigos e familiares participaram da cerimônia.
O CREAS, localizado na rua Joaquim Santana Salvador, 105, oferece apoio, orientação e acompanhamento a indivíduos e famílias em situação de ameaça ou violação de direitos. Seus serviços incluem o PAEFI (Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos), focando no fortalecimento familiar e na inclusão em serviços públicos.
A secretária de Assistência Social, Ana Paula Miranda, agradeceu o apoio da gestão municipal na realização do projeto. O prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues, destacou a importância do CREAS na melhoria da política pública de assistência social. A cerimônia contou com a presença de várias autoridades municipais e uma apresentação musical da Camerata Jovem do Projeto Jataí.
Biografia da Homenageada – Maria Berenice da Silva nasceu em Pindamonhangaba no dia 26 de julho de 1957, filha de Benedito da Silva e Margarida de Paula da Silva, sendo uma das famílias mais antigas de Moreira César. Cursou os primeiros anos escolares na Escola Estadual deputado Claro César, dando continuidade aos estudos em outras unidades escolares da cidade.
Iniciou a vida profissional aos 15 anos, trabalhando em alguns estabelecimentos do comércio da cidade até os 25 anos de idade. Foi admitida como assistente de Administração na prefeitura de Pindamonhangaba no dia 16 de março de 1983. Em 2004 foi nomeada subprefeita de Moreira César, permanecendo no cargo por um determinado tempo.
Foram mais de 40 anos de serviços prestados na subprefeitura de Moreira César, com muita responsabilidade e carinho com todos. Ele teve 3 filhos. Faleceu no dia 14 de janeiro de 2024, deixando um legado de comprometimento, dedicação e amorosidade.