Nesta última terça-feira (21), representantes da Guarda Civil Municipal (GCM) participaram de um Congresso de Educação, em São José dos Campos, para discutir sobre o uso da tecnologia e da inteligência artificial aplicadas à segurança pública.
Além dos professores e da equipe pedagógica, cerca de 400 estudantes, do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, participaram do evento no Colégio Planck, na região oeste da cidade.
Os óculos inteligentes com reconhecimento facial, utilizados pela GCM em patrulhamentos e grandes eventos, despertaram grande curiosidade e interesse dos presentes, como exemplo prático do uso da tecnologia.
Centro de Segurança e Inteligência
O Centro de Segurança e Inteligência (CSI), equipado com tecnologia de ponta, foi apresentado como um exemplo de monitoramento inteligente realizado 24 horas por dia, captando imagens de toda a cidade.
Os alunos assistiram entusiasmados a apresentação em vídeo que demonstrou o funcionamento das câmeras inteligentes e todas as suas funcionalidades, como: reconhecimento facial e rastreamento de pessoas, objetos e veículos.
Sara da Paz Santos, estudante do ensino médio, expressou sua surpresa com o nível avançado da tecnologia apresentada. “Eu não tinha conhecimento tão aprofundado sobre a segurança tecnológica da nossa cidade. Com a palestra, entendi como funciona o CSI e fiquei impressionada com tanta tecnologia”, disse.
O CSI opera uma rede de 1.200 câmeras inteligentes e a tecnologia também oferece detecção de movimento e tempo de permanência, bem como a instalação de pontos remotos de acesso em todas as sedes das forças de segurança locais.
Palestras e visitas
Escolas interessadas em promover palestras sobre segurança pública, segurança como autocuidado, questões relacionadas à tecnologia, ou que quiserem agendar visitas ao CSI, podem consultar a disponibilidade e agendar pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (12) 3901-2400.