O projeto que reconhece a cidade de Cruzeiro (SP) como a Capital da Revolução Constitucionalista de 1932 foi sancionado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 10 de abril de 2024. A Lei 14.841, de 2024, publicada no Diário Oficial da União (DOU), não teve vetos e já está em vigor. A norma se originou do Projeto de Lei (PL) 5.844/2023, da Câmara dos Deputados.
Com o reconhecimento estabelece um marco para Cruzeiro, que agora poderá explorar a data e todo seu contexto histórico para fomentar o turismo e acima de tudo, preservar a memória da luta do Povo Paulista.
Por essa razão, a Administração Municipal, tem realizado revitalizações importantes, como a do Belvedere à Santa, e também a de acesso e no entorno do Túnel da Mantiqueira, que está em processo de finalização.
Sem dúvidas, Cruzeiro por ter uma localidade privilegiada, estando na divisa de Estados importantes, como Minas Gerais e Rio de Janeiro, se tornou protagonista durante o levante de forças paulistas contra o presidente da República, Getúlio Vargas.
Cruzeiro era estratégica para os combatentes de ambos os lados, sendo o Túnel da Mantiqueira, na divisa com a cidade de Passa Quatro, o principal palco dos conflitos à época. Apesar da derrota militar, a vitória política deles, marca a data e a reconstitucionalização do País, concluída com a promulgação de nova Carta Magna em 1934.
Além disso, o armistício que cessou o conflito foi assinado no próprio município de Cruzeiro, mais precisamente na Escola Arnolfo Azevedo, no centro da cidade.