Por meio de movimentos tradicionais da cultura mandingue, com ênfase nas etnias Malinké, Baga e Sussu, da região da Guiné, o espetáculo experimenta timbres da natureza, com ritmos do passado e vivenciados no presente, que fazem parte de seus cotidianos e ocasiões sociais, como batismos, iniciações, casamentos e trabalhos desenvolvidos no campo.
O trabalho traça, sob a ótica do povo do oeste africano, um cenário de situações sociais, dentre as quais, algumas são encontradas no Brasil, revelando influências sobre a nossa cultura.
Sobre Trupe Benkady
A Trupe Benkady é um grupo de pesquisa em dança e ritmos de matriz africana, em especial da cultura Mandeng, das etnias Malinké, Soussou e Baga, povos da Guiné Conacri, país que se situa ao oeste da África.
Fundado e coordenado pela dançarina e coreógrafa Flavia Mazal, pesquisadora desta cultura, que através do estudo aprofundado de mais de 20 anos, coreografou releituras das danças tradicionais dos balés da Guiné Conacri, e aplicou nas suas aulas de dança africana
e na Trupe Benkady.
O grupo iniciou sua trajetória em 2010, realizando intervenções artísticas e apresentações em espaços públicos – praças, avenidas, universidades, calçadões, centros comunitários da cidade de São Paulo – equipamentos culturais públicos (Casa de Cultura), eventos municipais (Virada Cultural) e privados (SESC), entre outros.
O espetáculo acontece no Circo do Sesc e é gratuito. Classificação indicativa 16 anos.
Serviço:
Espetáculo de dança – Sons D’oeste, com Trupe Benkady
Dia 25/05, sábado, às 20h.
Local: Circo.
Grátis, sem retirada de ingressos.
Classificação indicativa: 16 anos.
O Sesc Taubaté fica na Av. Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto, 1264. Esplanada Santa Terezinha. Mais informações pelo telefone 12.3634.4000 ou sescsp.org.br/taubate