Os guias de Turismo de Ilhabela receberam na sexta-feira (24), uma capacitação com objetivo de aprimorar o atendimento e a convivência inclusiva de pessoas com deficiência. Ao todo, serão três dias de treinamento, sendo dois teóricos e um prático.
O treinamento promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com o Instituto de Formação e Ação Política (INFAP), visa sensibilizar os guias de Turismo sobre a importância da inclusão, orienta-los quantos às melhores práticas de atendimento às pessoas com deficiência e demonstrar as técnicas e ferramentas que facilitam a comunicação e o suporte a visitantes com diferentes tipos de limitações.
A acessibilidade é uma combinação de diversos fatores, que não englobam apenas as adaptações materiais, mas consiste desde o acolhimento e atendimento à pessoa com deficiência até a vivência de determinada experiência.
“A minha missão é trazer conhecimento e instigar esses profissionais, a pensarem no que de fato é a inclusão e como se promove acessibilidade”, ressaltou o Consultor em Acessibilidade e Inclusão, Ricardo Shimosakai, que ministra a capacitação.