Um grupo de 43 pessoas, entre gestantes e acompanhantes, participou nesta terça-feira (28) do terceiro Curso de Gestante do Hospital Municipal deste ano. As palestras aconteceram no anfiteatro do hospital.
As palestras da nutricionista Natalia Mallaco, do HM, e do agente de trânsito Juarez Marinho do Nascimento, da Prefeitura de São José, sobre cuidados no transporte do bebê em veículos, fizeram sucesso.
“As palestras estão sendo produtivas e num formato que não cansa. Estamos aprendendo coisas que nem imaginávamos”, disse Sérgio Ramos Júnior. Ele e Aline Bossebon esperam o nascimento de Gabriela, a primeira do casal.
A nutricionista Natalia, da Unidade de Alimentação e Nutrição do Hospital Municipal, tirou dúvidas sobre a alimentação focada na gravidez e deu dicas sobre o que elas devem comer e o que evitar.
A Unidade de Nutrição ofereceu uma degustação aos participantes, de mamão com aveia –importante na gestação por ser fonte de fibras– adoçado com mel orgânico em substituição ao açúcar.
Surpresa
O casal Naiara Lima Ribeiro e Antônio Carlos Ribeiro Junior estava curioso para saber por que haveria um agente de trânsito fazendo palestra num curso para gestantes. Eles esperam o primeiro filho, Anthony.
“Fiquei curioso para saber o que ia ser falado e foi uma surpresa muito interessante. Tiramos dúvidas que nem sabíamos que íamos ter, com relação a maneiras seguras de transportar o bebê, já quando sair do hospital e por toda a infância”, disse Antônio.
Para Naiara, uma dica do palestrante foi muito válida, a de praticar agora a maneira correta de prender o bebê conforto no carro e não deixar para fazer isso na hora que for preciso. “Ainda não tínhamos pensado sobre isso”, comentou.
O agente Juarez deu muitas outras dicas –criança no colo de adulto no carro, nunca. “O mais importante é os pais escolherem um dispositivo de acordo com o tamanho da criança, o peso e a qualidade. E devem saber muito bem como travar o dispositivo no banco do carro”, frisou.
Curso
O Curso de Gestante é organizado pelo Ambulatório da Mulher, do Hospital Municipal, com palestras de especialistas sobre temas ligados à gravidez, cuidados com a alimentação, práticas de relaxamento, pós-parto, amamentação, cuidados com o bebê, entre outros assuntos.
O programa é aberto a gestantes em geral, independente de estarem ou não fazendo o pré-natal no Ambulatório da Mulher. As próximas datas são 30 de julho, 24 de setembro e 26 de novembro, sempre no período da manhã.
A vaga inclui acompanhante e a inscrição pode ser feita pelo telefone 3901-3507, do Ambulatório da Mulher. O curso é gratuito e as vagas são limitadas.
No Hospital Municipal, mantido pela Prefeitura de São José e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), nascem cerca de 500 bebês por mês.