O ginásio da Associação Atlética Ferroviária foi palco das apresentações de coreografia que aconteceram logo após a abertura oficial da 26ª edição dos Jogos da Melhor Idade em Pindamonhangaba.
A coreografia possui um regulamento específico, e cada item é avaliado pelo corpo de jurados, que analisam a composição coreográfica, técnica de execução, ritmo/sincronismo, utilização do espaço e visual/originalidade, elementos essenciais para a montagem das apresentações.
As primeiras coreografias foram das cidades de Mairiporã e Ferraz de Vasconcelos, na categoria A. Jacareí também se apresentou, mas apenas como demonstração.
Em seguida, foi a vez das 23 cidades da categoria B, na qual é obrigatória a presença de ao menos três atletas acima de 70 anos. Esta categoria contou com a participação da cidade anfitriã, Pindamonhangaba. O grupo, comandado pela professora Valquíria Marcelino, fez uma belíssima apresentação com o tema hip hop.
Ao final, a equipe de Pindamonhangaba somou 45,2 pontos e garantiu a medalha de ouro na disputa em casa. “É a realização de um sonho e a coroação de um trabalho de longa data. Já estivemos no pódio cinco vezes, sempre em segundo ou terceiro lugar, e agora ganhamos um ouro em casa. Estou muito feliz”, comemorou a técnica.
A equipe de São José dos Campos ficou com o segundo lugar, e a cidade de Guarulhos garantiu a medalha de bronze.
Na categoria A, Mairiporã ficou com o primeiro lugar, enquanto Ferraz de Vasconcelos foi desclassificada por irregularidade com atleta.
As disputas do JOMI 2024 continuam nesta sexta-feira (31), e a programação completa pode ser vista neste link.