O Botafogo conquistou a primeira vitória na Série B do Campeonato Brasileiro ao derrotar o Santos por 2 a 1, nesta segunda-feira (3), no estádio do Café, em Londrina, pela oitava rodada. O time alvinegro perdeu a chance de voltar à liderança.
Com o resultado, o Botafogo deixar a lanterna e a zona de rebaixamento, parando na 16ª colocação, com sete pontos. O Santos, por sua vez, caiu para o terceiro lugar, com 15, atrás de Goiás (17) e Avaí (16).
O Santos dominou as ações no primeiro tempo e desperdiçou boas oportunidades de abrir o marcador. Aos 16 minutos, Diego Pituca avançou com liberdade e encheu o pé. João Carlos se esticou todo para salvar o Botafogo. O goleiro, inclusive, foi o principal destaque da partida.
O time alvinegro continuou apertando. Willian Bigode e Weslley Patati foram os jogadores mais acionados, mas não conseguiram tirar o zero do marcador. Com isso, o Santos acabou sendo castigado. Aos 42, Douglas Baggio recebeu na direita, puxou pelo meio e fez um golaço. A bola entrou no ângulo.
No segundo tempo, o Botafogo surpreendeu o Santos e ampliou aos cinco. João Costa recebeu livre pelo meio e acertou um bonito chute de fora da área para fazer 2 a 0. Atrás do placar, o Santos precisou atacar e montou uma “blitz” na frente da área rival.
De tanto apertar, o Santos conseguiu diminuir. Aos 28, Cazares cruzou para Joaquim, que desviou e mandou na trave. A bola voltou para o zagueiro, de coxa, fazer o gol. O time alvinegro tentou de todas as maneiras, acertou duas vezes a trave, mas acabou derrotado.
Na próxima rodada, o Santos enfrenta o Novorizontino na sexta-feira, às 21h, no Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte (SP). No sábado, às 17h, o Botafogo visita o CRB, no Rei Pelé, em Maceió (AL).