O Comando de Aviação do Exército (CAvEx), em Taubaté, realiza até o próximo dia 21 de junho de 2024, a Operação 3 Luas. O adestramento ocorre na região do Vale do Paraíba, entre as cidades de Taubaté e Cachoeira Paulista, e na cidade de Resende (RJ). Após as fases de simulação construtiva e fase virtual, neste dia 13 de junho às 10h, ocorre o Apronto Operacional, que dá início à fase viva da Operação 3 Luas 2024.
Apronto Operacional
O Apronto Operacional é a condição de preparo em que uma Organização Militar está pronta para ser empregada em missão de combate, com equipamentos, armamentos, viaturas, munições, suprimentos e demais fardos de materiais. Após o apronto, a tropa segue para a realização das atividades no combate simulado.
Nesta fase, cerca de 350 militares e15 aeronaves dos modelos Jaguar, Cougar, Pantera K2 e Fennec AvEx serão empregados em uma simulação de confronto. O objetivo da atividade é realizar a certificação do 1º BAvEx (Batalhão de Aviação do Exército), no módulo especializado da Força de Prontidão da Força Terrestre, e o adestramento da Brigada Ricardo Kirk, com a presença das Organizações Militares AvEx de Taubaté.
Fases
Entre os dias 03 e 13 de junho, outras duas fases estão sendo realizadas. A primeira delas foi uma simulação construtiva, seguida pela simulação virtual realizada na Divisão de Simulação do Centro de Instrução da Aviação do Exército (CIAvEx) e finalizando com a fase viva, que acontece esta semana com a execução prática no terreno nas cidades do Vale do Paraíba.
Na primeira fase, as unidades receberam as Ordens de Operações, fizeram o planejamento e emitiram suas ordens. Feito isso, deu-se início ao Jogo de Guerra através da execução das ordens fragmentadas. Na segunda fase, as tripulações dos Batalhões de Aviação executaram as missões táticas nos simuladores de voo.