Com a Seleção Brasileira em busca da 10ª conquista, a Copa América começa nesta quinta-feira (20) nos Estados Unidos. O torneio de seleções mais antigo do mundo promete ser a edição mais emocionante da história com a participação de 16 seleções (Dez da Conmebol e seis da Concacaf).
A competição será realizada em 14 cidades dos Estados Unidos. Atual campeã, a Argentina vai abrir a Copa América contra o Canadá, que vai debutar no torneio. O jogo será em Atlanta a partir das 21h (horário de Brasília).
Com nove títulos, o Brasil estreia na competição na segunda (24), quando enfrentará a Costa Rica, em Los Angeles. Colômbia e Paraguai também serão adversários da Seleção na primeira fase. “Talvez seja o chaveamento mais difícil, mas a Seleção está preparada, fazendo um ótimo trabalho. Espero que os resultados aconteçam o quanto antes”, disse o técnico Dorival Júnior.
A Copa América será a primeira competição oficial do treinador no comando do Brasil. Ele estreou em março com dois bons resultados. O time venceu a Inglaterra, em Wembley, por 1 a 0, e empatou com a Espanha, em Madrid, por 3 a 3, em Madri.
Brasil
O Brasil se prepara desde o dia 30 de maio para a disputa da competição. Orlando foi a base da delegação, que embarca nesta quinta-feira (20) para Los Angeles, onde fará a estreia na competição continental. A equipe já realizou dois amistosos neste período, com vitória por 3 a 2 contra o México e empate em 1 a 1 sobre os Estados Unidos.
“A Copa América é uma competição histórica. Tem um peso muito grande. Isso que estamos citando. Todos que foram campeões… sabemos o quanto é bom você ganhar e o quão ruim é perder.
Tentamos passar isso para quem está vindo disputar pela primeira vez. Ser campeão é bom para o ciclo”, disse o zagueiro Marquinhos, que participou da conquista da Copa América de 2019, a última vencida pelo Brasil.
Copa América nos Estados Unidos
A Copa América vai marcar o início de uma série de mega eventos esportivos nos Estados Unidos. No próximo ano, o país receberá o Mundial de Clubes da Fifa, que contará com 32 times. Em 2026, a entidade máxima organizará a Copa do Mundo nos Estados Unidos, no México e no Canadá.