O aterro sanitário de São José dos Campos foi novamente reconhecido com a nota máxima pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), pela quinta vez – sendo a quarta consecutiva, de acordo com o mais recente Relatório Estadual de Resíduos Sólidos Urbanos, que se refere às operações de 2023.
Historicamente, o aterro de São José dos Campos recebeu a primeira nota 10 em 2012, mas enfrentou uma queda nos anos seguintes: 2013 (9,7), 2014 (9,7), 2015 (8,6), 2016 (8,8). A partir de 2017, a pontuação voltou a subir, alcançando 9,0 em 2017, 9,2 em 2018, 9,3 em 2019, e finalmente, mantendo a nota 10 de 2020 a 2023.
Apenas sete aterros municipais no Estado de São Paulo registraram a nota máxima referente às operações de 2023.
A Prefeitura de São José dos Campos tem feito investimentos contínuos na operação e manutenção do aterro, priorizando a prevenção, o monitoramento e a expansão sustentável.
A Urbam, responsável pela operação do aterro, tem implementado boas práticas operacionais e de monitoramento técnico e ambiental, reforçando a gestão adequada dos resíduos da cidade.
A Urbam também desenvolve diversas ações educativas de conscientização ambiental. Pelo Programa Lixo Tour, alunos e outros visitantes podem conhecer o percurso dos resíduos sólidos urbanos, incluindo visitas ao Museu Interativo do Lixo, à Recicloteca, ao Viveiro de Mudas, ao Centro de Triagem, ao aterro e à unidade de geração de energia a partir do biogás do aterro sanitário.
Outros programas como “Nós Fazemos a Nossa Parte”, “Meu Condomínio Recicla” e “Operação Centro Limpo”, também visam a orientação sobre a destinação correta dos resíduos.
Essa contínua excelência destaca o compromisso da Urbam com a gestão sustentável e eficiente dos resíduos sólidos, reafirmando a cidade de São José dos Campos como referência no setor.