A Prefeitura de São José dos Campos conclui estudo que faz uma radiografia da demanda e da satisfação turística no município e no distrito de São Francisco Xavier.
A pesquisa é um complemento ao Plano de Diretor de Turismo Sustentável, aprovado pela Câmara e instituído por lei municipal em 21 de outubro de 2022.
O relatório vai ajudar a conhecer o perfil dos turistas que visitam a cidade e a opinião sobre os atrativos, pontos e equipamentos turísticos da cidade.
Com o resultado será possível identificar e corrigir eventuais falhas, além de ser uma ferramenta importante para realizar o planejamento da atividade turística em São José.
Entre os principais números revelados pelo estudo está a procedência dos turistas que visitam São José: 78% deles são brasileiros e o restante vêm de outros países. O Estados Unidos, com 4%, representa a principal procedência entre os países.
A pesquisa também revela a maioria dos visitantes (60,7%) são homens e 39,3% são do gênero feminino.
Outro dado importante é a motivação da visista a São José: Negócios (33,8%) Eventos (30,1%) e Estudos, com 12,2%.
A maioria dos turistas está na faixa etária entre 30 a 45 anos (46,9%), seguido pelos que possuem entre 45 e 65 anos: 42,8%.
São Francisco Xavier
Os atrativos turísticos do distrito de São Francisco Xavier obtiveram alto grau de satisfação por parte dos visitantes, segundo a pesquisa.
O centro gastronômico obteve 94% de nota excelente ou bom e é principal destaque. Também foram aprovados atrativos como restaurantes, feira de produtos da terra e cachoeiras como Pedro David e do Roncador.
Entre os principais pontos turísticos do distrito visitados, está o Mirante Pedra de São Francisco (56%), seguido pelas Trilhas e Cachoeiras da Fazenda Gaia (20%), e na sequência a Trilha da Toca do Muriqui (16,2%). Alguns são propriedades particulares.
Para os visitantes participantes da pesquisa (61,3%) tiveram uma percepção muito positiva e avaliaram o distrito de São Francisco Xavier como ótima, seguidos de (36,9%), que avaliaram como bom.