A Seleção Brasileira vai enfrentar a Colômbia, nesta terça-feira (2), às 22h (horário de Brasília) no Levi’s Stadium, em Santa Clara, na Califórnia. O time comandado por Dorival Júnior precisa da vitória para fechar a primeira fase em primeiro lugar no grupo.
O Brasil está em segundo lugar na competição continental, com quatro pontos. Já a Colômbia tem 100% de aproveitamento e soma seis pontos.
“Nós vamos fazer a melhor escalação possível. Não tem essa história de poupar ninguém nesse momento. Acho que é uma mostra de que nós queremos o melhor resultado na primeira fase da competição”, afirmou Dorival Júnior, que faz a sua primeira competição oficial pela Seleção.
Contratado em janeiro, ele tem como missão classificar o time para a disputa da Copa do Mundo de 2026. A Seleção está em busca do décimo título da Copa América.
Nesta edição, o Brasil empatou na estreia contra a Costa Rica, em Los Angeles. Os dois times empataram sem gols. Na segunda partida, a Seleção derrotou o Paraguai por 4 a 1, em Las Vegas.
ADVERSÁRIO EM BOA FASE
Com a boa campanha na Copa América e nas Eliminatórias, a Colômbia será um adversário difícil. O time está invicto há 25 partidas. O goleiro Alisson e o técnico Dorival Júnior trataram com muito respeito os colombianos.
“Enquanto equipe temos essa preocupação dos chutes de longa distância. Eles têm qualidade, não só o James, conheço bem o Luis Díaz, tem muita criatividade, finaliza muito bem. A Colômbia tem muita qualidade e nos trará muitos desafios, mas estamos nos preparando para neutralizar as chances deles”, contou o goleiro do Liverpool.
“É um pacto que temos entre nós, melhorar o sistema defensivo. Uma equipe que defende muito bem, obtém bons resultados. Faz parte da nossa mentalidade para esse jogo, para o decorrer da competição e para toda a trajetória da seleção que temos pela frente”, completou.
VANTAGEM NOS CONFRONTOS
O Brasil leva vantagem nos confrontos contra os colombianos. Nos 11 jogos entre as duas seleções pela Copa América, a Amarelinha saiu vitoriosa em oito jogos, empatou um e foi superada em duas partidas. O retrospecto representa 72% de aproveitamento.
O último encontro teve os brasileiros como os donos da casa pela edição de 2021. No Nilton Santos, no Rio de Janeiro, os Cafeteros abriram o placar com um golaço de Luís Diaz, mas o Brasil garantiu a vitória graças a Roberto Firmino e Casemiro, que marcaram de cabeça na reta final da partida, em 23 de junho.
Ao todo, Brasil e Colômbia disputaram 35 partidas, com 20 vitórias brasileiras, quatro colombianas e 11 empates. São 66 gols a favor da Amarelinha e 20 dos adversários.
PALCO DO FUTEBOL AMERICANO
Inaugurado em 2014, o Levi’s Stadium é o mais antigo entre os estádios pelos quais o Brasil vai jogar na primeira fase da Copa América.
O Levi’s demandou um investimento de 1,3 bilhão de dólares (cerca de R$ 7 bilhões) para receber 68,5 mil torcedores do San Francisco 49ers, um dos maiores times de futebol americano. Dois anos após sua abertura, foi a casa do Super Bowl L, disputado entre o Denver Broncos e o Carolina Panthers
O estádio deve estar lotado. As comunidades brasileiras e colombianas são grandes na Califórnia. Os torcedores receberam com festa os jogadores brasileiros nos dois treinos em Palo Alto.
“Seleção Brasileira é sempre bem recebida em todo lugar, a gente fica muito feliz de receber esse carinho do torcedor, temos a consciência que não estamos aqui apenas por um projeto pessoal, é para trazer alegria a todos que torcem e admiram a seleção brasileira. Por isso, nos dedicamos tanto. Sentir esse carinho de perto é muito gratificante”, disse o goleiro Allison.