O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) apresenta a exposição inaugural de Ana Pinheiro, intitulada “Caleidoscópio de um Universo Feminino”.
A Abertura é nesta terça-feira, dia 2 de julho, às 18h, trazendo ao público uma narrativa visual rica em desafios, aprendizados e a busca pelo equilíbrio entre os polos complementares, masculino e feminino.
A mostra fica em cartaz de 2 a 20 de julho e a visitação é de terça a sexta, das 9h às 18h e sábado, das 10h às 20h. A entrada é gratuita.
Narrativa e Temática da Exposição
Ana Pinheiro constrói uma narrativa de sua vida através de suas obras, abordando desafios, traumas e aprendizados por meio do sagrado feminino.
As figuras femininas em suas obras se descobrem, ganham asas e se transmutam em borboletas, homens, pássaros e flores, narrando uma história de transformação, liberdade e gratidão que explode em formas e cores vibrantes.
Tal como a autora feminista negra estadunidense bell hooks, Ana Pinheiro não assina a frente de seus quadros, permitindo que a obra seja apropriada por quem a vê, diluindo o ego e acentuando a potência do encontro entre artista e espectador.
Construção Coletiva de Objetos Táteis
Buscando tornar a exposição acessível a pessoas com deficiências visuais, o MACC iniciou a jornada para tornar as artes visuais “visíveis” e “possíveis” para aqueles que não veem.
Através de uma vivência colaborativa com 18 pessoas, resultaram oito objetos táteis expostos. Prototipados por Ana Pinheiro e apreciados por pessoas com deficiência visual, os objetos foram complementados com audiodescrições técnicas e subjetivas, narradas pelo artista e audiodescritor Maurício Kaschel, transmitindo o sentimento contido nas obras de Ana.
Sobre Ana Pinheiro
Ana Pinheiro começou a esboçar desenhos que guardava para si ou presenteava a amigos próximos, enquanto se dedicava ao artesanato e à dupla jornada como mãe de quatro meninos.
Foi a reaproximação com seu pai, também pintor, que a incentivou a cruzar a linha entre o artesanato e a arte, utilizando tinta óleo para retratar momentos importantes de sua vida.
Aos 47 anos, encorajada por uma amiga artista, Ana reuniu imagens de suas obras e agendou uma reunião no MACC.
Em menos de dois anos, suas obras já marcaram presença na exposição “Mulheres-artistas? Mulheres! Artistas!” em março de 2024, afirmando sua posição como artista e dando uma prévia da explosão de cores que compõem o Caleidoscópio do universo feminino de Ana Pinheiro.
Serviço
Exposição: “Caleidoscópio de um Universo Feminino” por Ana Pinheiro
Data: 2 a 20 de julho de 2024
Local: Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC)
Endereço: Praça Dr. Cândido Motta, 72, Centro
Horário: Terça a sexta, das 9h às 18h | Sábado, das 10h às 20h