A Prefeitura de Pindamonhangaba anunciou, na última semana, que a gestão administrativa do Pronto-Socorro sofrerá mudança com a conclusão do Chamamento Público 04/22 e, a partir de agosto, passará a ser de responsabilidade da empresa Fênix do Brasil Saúde. O novo contrato entre a Secretaria de Saúde do município e a nova organização social foi assinado no último dia 21 de junho e tem prazo de seis meses, podendo ser prorrogado no limite de 5 anos.
Para alinhar as novas mudanças na gestão administrativa e a melhoria na qualidade dos serviços de pronto atendimento à população do município, foi realizada no último dia 26 de junho, uma reunião entre a secretária Silvia Mendes e sua equipe técnica com a nova empresa, através da gestora Maria Luiza e diretores Eliana Girotto, Fabrício e Fábio.
Durante o encontro foram discutidos aspectos do novo contrato que trarão melhorias para o atendimento público, como inclusão de novos especialistas médicos em atendimento à distância com objetivo de dar mais agilidade na conclusão do diagnóstico dos pacientes e foi ressaltado ainda para a nova gestão a importância de um acolhimento de mais qualidade para a população.
Atualmente, o Pronto-Socorro trabalha com 220 funcionários registrados pela CLT e outros do corpo médico com regime de trabalho diferenciado. O Pronto-Socorro Municipal realiza uma média de 13 mil atendimentos por mês. Somente em 2023 foram atendidos 112 mil pacientes pelo PS e 31 mil pacientes pelo PS Infantil. O PS Gestante realiza atendimento diretamente na Santa Casa e registrou a passagem de mais de 13 mil gestantes em 2023.
“O Pronto-Socorro, ao longo dos últimos anos, tem sido a grande prioridade da atual gestão e melhorou muito tanto na questão de atendimento com mais profissionais quanto na estrutura fisica. Sabemos que podemos melhorar ainda mais e esse é o objetivo do Dr. Isael com o novo contrato”, explicou a secretária Silvia Mendes.
Sobre a nova empresa
A Fênix do Brasil Saúde é uma associação sem fins lucrativos e filantrópica que oferece serviços gratuitos de assistência social, educação e saúde, incluindo assistência médica e odontológica aos clientes do SUS. A empresa atua desde 2006 desenvolvendo ações de gestão, recursos humanos e atenção básica, média e alta complexidades, urgências/emergências, dentre outras.
“Estamos entrando para realizar um trabalho de qualidade no Pronto-Socorro, atendendo as observações que o prefeito Dr. Isael nos recomendou de qualificar a equipe para um bom acolhimento e prestação de serviços, que é a nossa marca de trabalho por exemplo na UPA 24 horas em Jundiai, onde estamos atuando desde 2019 e em outras ações de gestão de saúde junto a outros governos”, explicou a gestora.