Obras da Sabesp vão ampliar sistemas de água e esgoto em Pinda

Trabalhos começam nesse semestre e vão beneficiar toda a população

Para avançar na universalização do saneamento básico e tornar mais eficiente o abastecimento, a Sabesp vai iniciar, no segundo semestre de 2024, obras de ampliação dos sistemas de água e esgoto que vão beneficiar toda a população de Pindamonhangaba. Um dos destaques é a construção de uma estação de tratamento de água (ETA), com capacidade de produção de 180 litros por segundo, que deve entrar em operação até o final de 2025.

“Os investimentos da Sabesp em Pindamonhangaba fazem parte do compromisso da empresa em promover a universalização do saneamento básico e melhorar a qualidade de vida da população. As obras vão contribuir para o desenvolvimento do município, garantindo o acesso à água potável e ao tratamento de esgoto para os moradores”, explica Paula Violante, diretora de Engenharia e Inovação da empresa.

Para implantação da nova ETA, estão previstas ações como a instalação de novas bombas de captação e a construção de uma adutora, com quase 2 quilômetros de extensão, para transferência da água tratada até o centro de reservação. A ampliação do sistema de produção e de tratamento de água de Pindamonhangaba beneficiará as mais de 163 mil pessoas que moram no município.

“Um dos objetivos é aumentar a oferta de água para o município, que está em constante crescimento”, afirma Eduardo Camargo, superintendente regional da Sabesp no Vale do Paraíba.

O sistema de esgotamento sanitário de Pindamonhangaba será reforçado com a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) compacta do Bom Sucesso, com vazão de 4 litros por segundo. A obra também deve ser iniciada em outubro e contará ainda com a construção de uma estação elevatória de esgoto.

Essa expansão da coleta e tratamento de esgoto no município está prevista para entrar em operação até março de 2025 e vai beneficiar diretamente 2,2 mil pessoas, com mais saúde e qualidade de vida, além de contribuir para a preservação do meio ambiente.

Nova Rodoviária e Moreira César

Para atender a região da Nova Rodoviária, a Sabesp vai iniciar, em novembro deste ano, obras no sistema de abastecimento e de coleta e tratamento de esgoto: serão implantados mais de 4 quilômetros de extensão de uma nova rede de distribuição de água e quase 2 quilômetros de rede coletora de esgoto.

A construção de um novo reservatório de água, com capacidade para 500 mil litros, também está previsto no projeto.

Para o distrito de Moreira César, está em licitação a obra para um novo reservatório, no Vale das Acácias, com 2 milhões de litros, dobrando a capacidade de reservação de água no distrito. A previsão é que a obra seja iniciada em janeiro e concluída em julho de 2025. Quando entrar em operação, aproximadamente 40 mil moradores serão beneficiados na região.

Botão Voltar ao topo