Pinda: Programa Mov.Cicla lança vídeo de ações socioambientais

(Foto: Divulgação/PMP)

O Programa Mov.Cicla, de Pindamonhangaba, lança vídeo de ações socioambientais de mobilização comunitária voltadas à saúde pública e à logística reversa, realizadas pelo SENAC Pinda.

Em 2023, dentro da Formação Mov.Cicla com educadores formais e informais, diversas ações socioambientais foram realizadas em Pindamonhangaba, conduzidas por grupos de trabalho (GTs) compostos pelos participantes da formação e supervisionadas pela equipe do Programa Mov.Cicla.

O quarto vídeo das ações desenvolvidas pelos GTs, lançado hoje nas redes sociais do programa, mostra as atividades socioambientais desenvolvidas pelo GT SENAC Pinda, composto por profissionais da instituição de ensino que realizou, atrelado ao Programa de Ecoeficiência da unidade, o Projeto EcoConexão, com foco na ativação de Parcerias Sustentáveis entre Catadores e Empresários do bairro Santana.

Durante a etapa de diagnóstico do território, o GT reconheceu o grande volume do descarte dos resíduos sólidos dos comércios ao redor da praça do Santana e que não havia separação adequada entre recicláveis, orgânicos e rejeitos; situação que promove riscos à saúde pública.

Também reconheceram que não havia uma estratégia clara e convergente de organização da coleta de recicláveis e nem articulações entre os responsáveis pela produção dos resíduos e os catadores autônomos que costumam coletar os materiais recicláveis da região.

Diante desta realidade, os profissionais do SENAC identificaram a necessidade de estruturar formas de favorecer e promover diálogos entre a instituição, os catadores e os comerciantes do bairro.

Uma das ações realizadas foi um encontro na sede do SENAC em Pindamonhangaba, que viabilizou a partilha de informações voltadas à conscientização dos empresários sobre a importância do descarte correto dos resíduos sólidos e a aproximação destes com os catadores, permitindo o desenho de estratégias comuns destinadas a qualificar as operações de logística reversa e de saúde pública no território.

Também realizaram uma oficina de aproveitamento de alimentos e um Ecotour; um passeio pela unidade para conhecimento e reconhecimento das tecnologias sustentáveis já implementação no edifício da instituição.

Esta atividade, realizada neste evento no escopo do Programa Mov.Cicla, foi incorporada às ações sociais com a comunidade, atualmente, desenvolvidas pelo SENAC em parceria com escolas públicas do município.

Para Marcos Almeida, agente técnico administrativo no SENAC Pinda, participar desta formação e desenvolver as ações foi muito importante, impactando tanto em sua vida profissional como pessoal.

Afirmou: “Às vezes, não damos importância aos pequenos gestos de sustentabilidade em nosso dia a dia. Nesta formação, aprendi que pequenos gestos fazem sim a diferença e que nosso planeta será melhor se cada um fizer a própria parte.”

A iniciativa do GT teve como objetivos reduzir a quantidade de resíduos espalhados pelo chão na Praça do Santana, atualmente cuidada voluntariamente pela instituição.

Também buscou conscientizar os comerciantes e moradores sobre descarte correto e contribuir com a destinação adequada dos resíduos produzidos pelos comerciantes do bairro, com a colaboração dos catadores autônomos.

Essa iniciativa foi um grande passo para a potencialização do Programa de Ecoeficiência desenvolvido em toda a rede do SENAC, na unidade de Pinda, viabilizando o fortalecimento trabalho com a comunidade, “para além dos muros da instituição”.

Esse é o sétimo vídeo da série Mov.Cicla 2023. Para as próximas publicações, serão apresentadas as ações desenvolvidas pelo último grupo de trabalho participantes.

Esta formação foi realizada no escopo do Programa Mov.Cicla, uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente de Pindamonhangaba, com incentivo da Novelis, destinada ao fortalecimento do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS).

Para conhecer mais do programa acesse:
https://movcicla.eco.br/ | Instagram @movcicla
https://sabia.org.br/ | Instagram @instituto_sabia | Facebook @institutosabia

Botão Voltar ao topo