Na tarde desta quinta-feira (04/07), a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou uma cerimônia na Base Aérea de Brasília (BABR) para a passagem de comando de Operações Aeroespaciais. O Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara transferiu a responsabilidade para o Major-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, marcando também sua despedida após 46 anos de serviço dedicados à FAB.
A cerimônia militar foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e contou com a presença dos ex-Comandantes da Aeronáutica: Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez e Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; do Chefe do Estado-Maior Conjunto da Armada, Almirante de Esquadra André Luiz Silva Lima de Santana Mendes; do Presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Tenente-Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo; de Ministros do STM; de Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica; de Oficiais-Generais da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da FAB, entre outras autoridades civis e militares.
Em seu discurso de despedida, o Tenente-Brigadeiro Potiguara expressou profunda gratidão pela sua trajetória. “É um momento de muita emoção e alegria. São 46 anos de dedicação à nossa Força Aérea. Fui feliz em todas as unidades por onde passei e ali fiz bons amigos. Cumprimos nossa missão com tudo o que pudemos fazer. Agradeço muito a tudo que a Força Aérea me deu”, destacou.
O novo Comandante de Operações Aeroespaciais, Major-Brigadeiro Nogueira, falou com entusiasmo sobre o novo desafio. “Liderar o Comando de Operações Aeroespaciais é um sonho para qualquer aviador. É uma grande responsabilidade liderar pessoas de alto nível, preparadas e com processos bem estabelecidos. Agradeço ao Comando da Aeronáutica por esta oportunidade”, declarou.
A cerimônia também incluiu homenagens simbólicas, como a entrega do Espadim de Cadete da Aeronáutica ao Tenente-Brigadeiro Potiguara pelo Cadete Angelo Davi Gonçalves Melo e o arriamento da insígnia de Tenente-Brigadeiro do Ar pelo Capitão Aviador Heitor Xavier Guimarães.
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Damasceno, elogiou a trajetória de Potiguara, destacando sua ética e vasto conhecimento operacional. “Potiguara exerceu, com maestria, liderança em diversos cargos, demonstrando versatilidade e fazendo a diferença onde quer que estivesse. Seu legado é um exemplo para todos nós”, concluiu.
O Major-Brigadeiro Nogueira, natural do Rio de Janeiro, ingressou na FAB em 1984 e possui uma carreira notável com mais de 2.200 horas de voo e 22 condecorações. Entre os principais cargos que exerceu estão Comandante da ALA 3 e Chefe do Estado-Maior do Comando de Preparo (COMPREP).
O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) tem a missão de empregar o poder aeroespacial, garantindo a soberania do espaço aéreo e a integração do território nacional, coordenando e controlando todas as operações aeroespaciais do Brasil.