Superação, espírito de corpo e coragem traduzem o momento em que os 155 novos Cadetes receberam o Espadim, símbolo do início da carreira militar rumo ao oficialato. A cerimônia aconteceu nesta sexta-feira (05/07), na Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP).
A solenidade foi presidida pelo Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, acompanhado do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; do Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Marcello Lobão Schiavo; Oficiais-Generais membros do Alto-Comando da Aeronáutica, além de demais autoridades militares e civis convidadas.
“Vocês são o espírito vivo da Academia da Força Aérea. Que esse galardão seja apenas o início de sua jornada profissional, repleta de sucessos e vitórias, conscientes dos desafios e sacrifícios que a vida militar impõe aos seus quadros profissionais. Desejo que a honra, esse bem tão especial que o homem pode dar a si mesmo, os acompanhe em seus voos, alçando-os aos mais elevados e gloriosos destinos, seja em céus de brigadeiro, seja passando por nuvens tormentosas”, declarou o Ministro José Mucio, durante a cerimônia.
Em seu discurso aos Cadetes, o Comandante da Aeronáutica destacou a importância da intensa preparação, especialmente, para o que está por vir. “Até agora vocês demonstraram uma capacidade extraordinária de superar obstáculos, entretanto a caminhada de vocês até a conclusão do curso ainda é longa e repleta de desafios. Sabendo disso, tenham, no aprimoramento físico, emocional e intelectual, metas a serem, continuamente, alcançadas, pois, para superar os obstáculos que haverão de se apresentar, muito importante será tê-los no mais elevado nível. Por isso, a FAB do futuro será ainda mais tecnológica, devendo seus novos líderes acompanharem as características da guerra moderna”, declarou.
O Espadim é o primeiro troféu a ser conquistado pelo futuro oficial. O símbolo da honra militar é a certeza de que, a cada novo passo, valores fundamentais da vida militar são internalizados.
A Turma foi batizada como “Uiraçu”, cujo significado remete à ave que rasga os céus com magnificência, fortemente adaptável, ardilosa, enigmática e implacável, considerada a maior ave de rapina do mundo. O 1° Esquadrão do Corpo de Cadetes da AFA é composto por 111 cadetes aviadores, 26 intendentes e 18 de infantaria, além de um cadete aviador peruano.
Para a Cadete Aviadora Gabrielle Vitória Moreth Loureiro esse momento significou muito para sua carreira. “Estar na academia é a realização de um sonho para mim, todos aqui batalharam para alcançar, abdicando de nosso tempo livre, noites mal dormidas e, principalmente, tempo com nossos amigos e família. Agora, recebendo esse símbolo, posso afirmar que tudo valeu a pena”, afirmou.
Espadim
O Espadim representa a conquista de se tornar oficialmente um Cadete da Aeronáutica, pois é através deste que distinguimos o Cadete de outros militares. O espadim é uma pequena espada de lâmina mais fina, incluída entre as armas brancas, sendo uma peça de uso exclusivo dos Cadetes. Este objeto valoroso é mantido pelo Cadete da Academia da Força Aérea até a solenidade de formatura do quarto ano, quando os cadetes trocam o espadim pela espada de Oficial da Força Aérea Brasileira (FAB).