publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

UNITAU lança série informativa sobre doenças respiratórias

(Foto: Bia Alves (ACOM/UNITAU)

Alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 4, que faz referência à saúde para todos, a Universidade de Taubaté (UNITAU) lança, nesta semana, uma série informativa sobre doenças respiratórias, intitulada de “Saúde no inverno”.

A proposta é conscientizar a população sobre as principais doenças que afetam o sistema respiratório, os sintomas, as formas de prevenção e o tratamento.

A série será composta por vídeos que serão disponibilizados no perfil do Instagram da instituição. Os materiais contam com professoras e profissionais da saúde atuantes, entre elas: médica infectologista, nutricionista e enfermeira. Confira o primeiro vídeo, aqui.

Entre as enfermidades mais comuns neste período, estão: a gripe, o resfriado, a rinite alérgica, a asma, a bronquiolite e a pneumonia.

A médica infectologista, Profa. Esp. Ana Carolina da Mata, destaca a importância da vacinação na prevenção de doenças.

“As pessoas devem se vacinar contra a gripe, mas também devem se vacinar contra a covid e a pneumonia. Os grupos de risco que devem tomar a vacina são as crianças, as gestantes, os idosos e as pessoas que têm doenças pré-existentes, como asma e doença renal. É importante que toda a população se imunize contra a gripe”, enfatiza.

Prevenção e tratamento
A maioria das doenças respiratórias pode ser prevenida com medidas simples, como: lavar as mãos com frequência com água e sabão; cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar; evitar contato com pessoas doentes; manter os ambientes ventilados e vacinar-se contra a gripe e outras enfermidades.

O tratamento varia de acordo com a gravidade do quadro e a causa da doença. Por esta razão, é indispensável consultar um médico em casos de agravamento dos sintomas.

Para a nutricionista Profa. Dra. Fabíola Figueiredo Nejar o uso de alimentos naturais podem ser grandes aliados no processo de restabelecimento da saúde.

“Garantir as idas às feiras livres e ao mercado mesmo, pensando nesses alimentos que são naturais, aqueles que vêm da horta, do pomar, porque eles precisam fazer parte do nosso dia.

Garantir uma hidratação é importante também, ajuda na boa função do sistema respiratório. […] Não dá pra deixar de falar da importância de ter um sono repousante, assim, garantindo um sono de qualidade e a atividade física”, finaliza.

Botão Voltar ao topo