Enquanto o mundo inteiro está em contagem regressiva para o início dos Jogos Olímpicos de Paris, três estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Ermelinda Giannini Teixeira, de Santana de Parnaíba, estão prestes a viver uma experiência inesquecível.
Breno Magalhães, Flávia Alessandra Souza e Mônica Santos embarcam no próximo sábado (20) para o Festival 24, uma celebração esportiva internacional de viés social no contexto da olimpíada.
Com idades entre 15 e 16 anos, os alunos integram a delegação da Fundação Esportiva Educacional Pró-Criança e Adolescente (Eprocad), organização não-governamental (ONG), sem fins lucrativos, que utiliza o esporte como ferramenta para promoção de valores e desenvolvimento humano.
Os estudantes foram selecionados devido ao desempenho exemplar e dedicação em atividades esportivas e educacionais.
Composta por oito integrantes, a equipe está entre as 70 delegações, com mais de 500 jovens de 34 países, convidadas pela Sport Dans la Ville, organização francesa responsável pelo festival.
“Sempre sonhei grande, mas nunca imaginei algo assim. Saber que vou assistir à abertura dos Jogos Olímpicos de Paris me dá forças para continuar lutando pelos meus objetivos”, afirma Mônica, aluna da primeira série do Ensino Médio integrado ao Técnico em Marketing.
Impacto positivo
Realizado nas cidades de Lyon e Paris, o Festival 24 conta com uma programação composta por atividades esportivas e culturais sobre temas relacionados às olimpíadas, igualdade e inclusão de gênero, visitas às cidades-sede e participação na cerimônia de abertura dos jogos.
Para Breno Magalhães, estudante da primeira série do Ensino Médio integrado ao Técnico em Administração, a viagem representa uma oportunidade de crescimento pessoal e contato com outras culturas. “Tenho certeza de que voltarei com uma bagagem repleta de conhecimentos e habilidades que contribuirão para o meu desempenho acadêmico e profissional.”
A delegação será liderada por Aline Lima e Vinícius Matos, supervisores de projetos da Fundação Eprocad.
Segundo Vinícius, a visão de mundo dos integrantes da equipe será ampliada e servirá de inspiração para outros jovens. “A experiência enriquecerá todos os envolvidos, criando um impacto positivo na comunidade’’, ressalta.