Manter uma cozinha de restaurante limpa e organizada é um verdadeiro desafio para muitos chefs e empreendedores! A série The Bear mostra essa dificuldade, bastante conturbada, devido ao excesso de demandas, profissionais e materiais que estão em movimento intenso neste local.
Apesar de realmente ser desafiador preservar a organização da cozinha, mesmo diante de tantas atividades da rotina, algumas práticas e ferramentas podem te ajudar. Uma delas é investir em um bom freezer vertical, que contribui para a otimização do espaço e aumenta a praticidade.
Ao contar com itens que facilitam a sua organização, a produtividade dos funcionários pode melhorar, além de garantir mais higiene e segurança para a cozinha também. Confira mais detalhes!
Importância da organização na cozinha do restaurante
Nada melhor do que ter uma cozinha limpinha e bem arrumada para sentir mais paz ao preparar os alimentos e evitar riscos de contaminação, não é?
Um dos desafios dos restaurantes é otimizar essa prática para evitar desperdícios de alimentos, prejuízos financeiros e ingredientes fora da validade. Cuidar da organização da cozinha deve envolver todos esses pontos para se aproveitar melhor os recursos e oferecer experiências mais satisfatórias aos clientes.
Bancadas amplas, armários práticos e um freezer vertical, por exemplo, são itens que facilitam a visualização dos materiais e ingredientes, além de tornar o acesso a eles mais prático também.
Apesar do dia a dia de um restaurante ser muito agitado, há algumas estratégias que podem ajudar você! Acompanhe os próximos tópicos e aproveite!
Pense em um bom layout para a cozinha
Há diversos tamanhos de cozinha, mas muitas vezes a organização do layout é mais importante do que a dimensão do espaço. Você deve ficar de olho nas tendências, mas deve pensar principalmente no tamanho disponível, nas demandas da sua equipe e nas necessidades do estabelecimento.
Escolha equipamentos práticos
Para tornar a organização mais prática, é importante contar com móveis, materiais e equipamentos fáceis de limpar e de armazenar.
Um freezer vertical ou bancadas resistentes, que podem ser facilmente lavadas sem acumular bactérias ou fungos, por exemplo, são uma ótima solução. É imprescindível também colocar um piso antiderrapante.
Determine responsabilidades para cada funcionário
Quais funções podem ser delegadas para cada membro da sua equipe, a fim de facilitar o trabalho em grupo e tornar os processos internos mais fluidos e organizados? Vale pensar sobre isso para estabelecer atribuições que diminuam o risco de sobrecarga ou burnout para os funcionários.
Invista em processos padronizados
Você já conta com processos padronizados? Isso pode ajudar bastante tanto no preparo das refeições quanto na entrega dos pedidos, o que é ótimo para aumentar o controle de qualidade e a organização da cozinha do seu restaurante.
Limpe sempre que perceber que sujou algo
Sempre que sujar alguma parte da cozinha, o ideal é não deixar esse acúmulo e logo limpar para prosseguir nas outras etapas da produção. Além de evitar o risco de contaminação, esse cuidado com a higiene e limpeza do local ajuda a manter a organização do espaço.
Organize o seu estoque
Onde você tem guardado os ingredientes e materiais da sua cozinha? É preciso dividir os temperos, alimentos a vácuo e selecionar categorias para cada tipo de insumo, a fim de protegê-los da umidade e do calor em excesso.
Ao ter essa organização, é possível ampliar a produtividade e a motivação da equipe, além de agilizar o preparo dos pratos e diminuir os gastos desnecessários.
Use freezer vertical para organizar os alimentos
O freezer vertical é uma ótima dica para quem deseja manter os alimentos mais organizados, pois ele permite a divisão mais prática e visual, o que ajuda a evitar o descongelamento parcial e a possibilidade de estragar alguns insumos.
Invista em aparelhos que otimizem o espaço
Outro fator importante do freezer vertical é a otimização do local, já que, diferente dos freezers horizontais, o vertical não ocupa tanto espaço e, ainda, facilita a visualização e o acesso aos itens alimentícios.
Isso ajuda sua equipe a fazer uso dos alimentos com mais facilidade, o que diminui o risco de que eles ultrapassem a data de validade.
Para otimizar a organização desse eletro, vale separar os alimentos por categoria em vez de empilhá-los de forma aleatória. É indicado também rotular tudo para tornar a identificação mais prática, além de deixar os itens maiores nas prateleiras inferiores, e os menores nas superiores.